Festival de teatro Deniz-Jacinto nos próximos três fins de semana em Condeixa-a-Nova

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

Ascende a 19 espetáculos o total de apresentações que sobem ao palco da 7.ª Edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto, a decorrer entre a próxima sexta-feira, 20 de janeiro, e 9 de fevereiro.
Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a iniciativa foi lançada em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido em Condeixa a 8 de janeiro de 1915. Foi o fundador do Orfeão Académico de Coimbra e recebeu a Comenda da Ordem do Infante.
Na apresentação oficial que ontem teve lugar, o presidente da autarquia, Nuno Moita, garantiu que “a câmara está empenhadíssima nesta edição em parceria com a Oficina de Teatro de Condeixa”, esperando alcançar um total de 3.600 espetadores nas três semanas do festival, em linha com os cerca de 4.400 de 2020, pouco tempo antes do início da pandemia, mas que teve a duração de um mês.
A redução do número de dias do festival teve a ver com restrições financeiras, reconheceu Nuno Moita, com um orçamento municipal condicionado pelo aumento da inflação.
A 7.ª Edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto beneficia da introdução da bilheteira online TicketLine, onde já foram vendidos cerca de 500 bilhetes, que também estão disponíveis no Cine Teatro de Condeixa e na Casa dos Arcos.
As nove peças de teatro para o público em geral terão lugar nas noites das próximas sextas-feiras e sábados, e tardes dos domingos.

A comédia “Seja um ditador em dez passos”

A abrir o festival sobe ao palco na próxima sexta-feira, dia 20, “Seja Um Ditador em 10 Passos”. Neste caso, tal como na noite de 28 de janeiro – como os espetáculos são para maiores de 12 anos – a Oficina de Teatro de Condeixa garante o acompanhamento dos filhos dos espetadores, com atividades e jogos lúdicos durante o espetáculo. Noutros dias, também para os mais pequenos estão agendados uma dezena de peças de teatro, dirigidas às escolas.
O valor dos bilhetes mantem-se da edição anterior: dois euros para os realizados ao domingo à tarde e dedicados à infância, e três euros para os espetáculos noturnos.
Para a realização desta edição há “um aumento significativo nos custos associados, seja na contratação das companhias, que se justifica essencialmente pela implementação dos estatutos dos profissionais da cultura, seja no aumentos dos combustíveis e contratação dos serviços de rider técnico”, esclarece a organização, concluindo que o investimento da autarquia ronda os 35 mil euros, mesmo assim, um valor inferior às duas últimas edições regulares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.