Estado transfere edifício do antigo cartório notarial para a tutela da câmara de Mira

Posted by

DR

O antigo Cartório Notarial de Mira passou para as mãos do município no passado dia 25 de janeiro, data em que teve lugar a assinatura do protocolo de transferência de competências de gestão de património imobiliário público, entre a Câmara Municipal de Mira, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ).
A sessão teve lugar em Castelo Branco, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do ministro das Finanças, Fernando Medina, envolvendo outras nove autarquias do país, de que também fizeram parte Penacova e Vila Nova de Poiares.

Casa da Escola – Parque da Ermida em Penacova

No caso de Penacova, foi transferida a gestão da Casa da Escola – Parque da Ermida, que será transformada em salão de eventos culturais, desportivos e recreativos; e no caso de Vila Nova de Poiares, o edifício dos antigos Serviços de Finanças será adaptado para Serviço de Ação Social do município.
Por seu lado, a Câmara Municipal de Mira anunciou que vai agora recuperar o antigo Cartório Notarial – localizado no 1º andar do edifício da Biblioteca Municipal – para ter a dupla função de Centro de Proteção Civil e de Centro de utilização Comunitária.

Casas florestais do Poço da Cruz, do Fojo e Videira

Já antes, a câmara municipal de Mira e o Estado tinham assinado um acordo para recuperação e dinamização das casas florestais do Poço da Cruz, do Fojo e da Videira.
Esta iniciativa “enquadra-se na estratégia de preservação e valorização do património do concelho, que já vem sido levado a cabo pela autarquia, como foi o caso da recuperação de três casas florestais que estavam também sob alçada do Estado”, referem os serviços municipais liderados por Raul Almeida.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.