Estacionamento dá início ao Plano de Mobilidade Urbana em Soure

Posted by
Spread the love

DR

Já se começa a ver obra no terreno relacionada com as três empreitadas previstas de um conjunto de ciclovias urbanas e de um parque multimodal de estacionamento em soure. Foi exatamente pela valência do estacionamento (com carregamento de veículos elétricos) que os trabalhos se iniciaram há quase dois meses, na zona do antigo Bairro Pré-Fabricado.
“Vai ser a obra do mandato, tendo em conta a sua complexidade e o volume de investimento, o melhoramento paisagístico e da mobilidade e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o presidente da autarquia, Mário Jorge Nunes, aquando da consignação das obras, que se inserem no projeto do “Interface Multimodal em Soure”, do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável – PAMUS.
No final do ano, quando os trabalhos estiverem concluídos – se o prazo da consignação for cumprido – será possível “incrementar políticas de gestão da mobilidade, reforçando a aposta pela utilização dos transportes públicos, com vista à promoção de hábitos de vida saudável”, refere a autarquia sourense.
Neste enquadramento vai nascer um percurso pedonal, com ligação desde o centro da vila de Soure, bem como um parque para bicicletas e outro para trotinetas, ambos com sistemas de carregamentos elétricos. Paralelamente será rasgada uma via viária interior para a circulação de transportes públicos e veículos ligeiros, e terá lugar a beneficiação da ponte sobre os rios Anços e Arunca.

Quase quatro milhões

No total são três empreitadas complementares entre si que, com IVA, totalizam quase quatro milhões de euros. Foram assinados autos de consignação em novembro último com as empresas Soteol (Sociedade de terraplanagens do Oeste), de 637 mil euros, para fazer as obras em curso do parque de estacionamento; com a Isidovias, de 1,59 milhões de euros, responsável pela execução das ciclovias; e com a Canas Engenharia, no valor de 670 mil euros, que paga a requalificação da ponte sobre os rios Anços e Arunca.
As obras são cofinanciadas em cerca de um milhão de euros por fundos comunitários, através do programa regional Centro 2020. Acresce, para o mesmo fim, um empréstimo contraído pela autarquia no valor de 1,6 milhões de euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.