Cooperação reforçada com Timor-Leste

Spread the love

A Universidade de Coimbra (UC) vai estabelecer uma parceria com a Universidade Nacional Timor Lorosa’e, de Timor Leste, para a realização de um Mestrado em Direito naquela instituição. Os pormenores do protocolo foram acertados esta semana durante uma visita que o vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva, efetuou a Díli.

Na nota de imprensa enviada pela UC, é referido que o vice-reitor participou na sessão de abertura do Curso de Legística destinado a funcionários parlamentares, juntamente com a vice-presidente do Parlamento Nacional e o Embaixador da União Europeia em Timor. Este curso, que decorreu na Fundação Oriente, foi ministrado pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Jónatas Machado, e estava previsto num protocolo assinado entre a UC e o Parlamento Nacional de Timor-Leste em outubro do ano passado.

Segundo o vice-reitor, a deslocação a este país “trata-se de mais um contributo da UC para a consolidação do Estado de Direito Democrático, em Língua Portuguesa, a reforçar o nosso prestígio e futuro no mundo lusófono”. João Nuno Calvão da Silva referiu ainda que já foram realizadas “ações similares de capacitação de entidades públicas relevantes de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sendo especial, no ano da comemoração do 20.º aniversário da independência de Timor, termos também em Coimbra as elites mauberes”.

Depois desta formação, tem lugar entre 6 e 24 de fevereiro, no Colégio da Trindade, uma ação de formação sobre criminalidade económica e financeira, coordenada por Anabela Rodrigues e Maria João Antunes, da FDUC, e que se destina a magistrados e altos quadros da Administração Pública de Timor.

O curso será lecionado no âmbito da Academia Sino-Lusófona da UC e é financiado pela União Europeia, através do projeto PFMO, implementado e cofinanciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Instituto Camões.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.