Concerto e cortejos encerram quadra natalícia na Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

Arquivo/Foto de Jot’Alves

A época natalícia ainda não terminou. O programa de festividades ficará concluído no dia 8 deste mês, com o concerto de Ano Novo, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, promovido pela câmara municipal, com a atuação de Sofia Escobar, que sobe ao palco do Grande Auditório acompanhada por uma banda de 10 músicos.
Sofia Escobar conquistou a fama no teatro musical, em Londres, ao interpretar a personagem “Christine Daaé”, protagonista do espetáculo “O fantasma da ópera”. Foi ainda elogiada pela crítica do Reino Unido pela interpretação de “Maria” no musical “West Side Story”.
Entretanto, em 2022, lançou o primeiro disco de originais, “Tanto mais”, que estará em destaque no concerto de Ano Novo. A entrada custa 12 euros e inclui a oferta de um bilhete para outro espetáculo. Os bilhetes podem ser adquiridos no CAE e na Ticketline.
Por sua vez, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto e a Sociedade Filarmónica Figueirense retomam a tradicional Espera dos Reis, após dois anos de um interregno forçado pela pandemia. Os cortejos, a cavalo e separados, como manda a tradição, realizam-se amanhã. Partem ao mesmo tempo, pelas 20H30, o da “Teimosa” da Ponte Galante e o da Figueirense da estação de comboios.

Espera dos Reis e “Autos pastoris”

O encontro dos dois cortejos acontece junto ao presépio instalado na praça 8 de Maio. Neste local, o seis Reis Magos distribuem guloseimas pelas crianças e entregam oferendas ao Menino Jesus. Este evento, quando as condições meteorológicas são favoráveis, pode juntar centenas de pessoas.
Esta peculiar tradição da Figueira da Foz, que é a de se realizar o cortejo com seis Reis Magos, fica completa com os “Autos pastoris”, peça de teatro alusiva ao nascimento de Jesus Cristo que aquelas duas coletividades da Baixa da cidade da Figueira da Foz apresentam nas respetivas sedes. No entanto, nem todos os anos acontece em ambas.
Este ano, por exemplo, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto não conseguiu reunir o elenco de atores suficiente para levar o espetáculo ao palco. Mas a Sociedade Filarmónica Figueirense garante que a tradição continuar a ser o que era, apresentando o “Auto dos Reis Magos” amanhã, pelas 21H30, que repte nos dias 8 e 15 deste mês, respetivamente, nas suas instalações, à mesma hora, e na igreja matriz de São Julião, pelas 15H30.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.