O Circuito das Beiras, a primeira prova realizada em Portugal por etapas, a ligar o litoral ao interior, está de volta (120 anos depois), de 14 a 17 de setembro de 2023, pelas mãos do Clube Escape Livre e com o apoio das câmaras municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda. O circuito que conta com viaturas do século XX, tem como ponto de partida e chegada, a cidade de Coimbra, contando com passagens por Castelo Branco e pela Guarda, num total de cerca de 440 km. As inscrições para a prova estão abertas.
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra recebeu ontem a conferência de imprensa de apresentação do evento. A prova que se realizou em 1903, celebra este ano um aniversário redondo. A ideia de reeditar esta corrida surgiu depois de uma grande coincidência, como explicou o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio Antunes.
“Há muito que sabíamos que tinha havido uma prova muito importante a passar pela Guarda, mas nunca nos preocupamos em saber mais. Um dia começamos a ler uns textos de José Barros Rodrigues (historiador que também esteve presente na conferência) sobre esse mesmo circuito. Peguei no telemóvel e disse-lhe que estava a pensar celebrar condignamente os 120 anos da prova. Ele nem de propósito, disse-me que estava a preparar um livro sobre esse evento”, disse. Estava dado o arranque para a realização da iniciativa e da apresentação do livro.
Luís Celínio Antunes revelou que as inscrições para o evento estão abertas e que no máximo poderão ser 40 os participantes: “A meta será obter 20 inscrições com viaturas fabricadas antes da guerra e as restantes 20 fabricadas até 1968”.
Darracq é o primeiro confirmado
Um dos veículos que está confirmado para a corrida é o Darracq de 1902. O veículo é idêntico àquele que venceu a competição em 1903 (Tavares de Melo foi o condutor) e pertence ao Museu do Caramulo (um dos parceiros do evento).
Para além do Museu do Caramulo, o evento conta com as parcerias do “Museo de Historia de la Automoción de Salamanca”, do Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e do Automóvel Clube de Coimbra. O piloto Filipe Albuquerque é o embaixador do circuito.
Na conferência também estiveram presentes o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, e o vereador da Câmara de Coimbra com o pelouro do desporto, Carlos Lopes.