Atletismo: Arganilense André Rodrigues sagra-se pentacampeão de Ultra

ATRP/Foto de Matias Novo

Depois de ter vencido, no ano anterior, na distância de 25km, André Rodrigues voltou a Sever do Vouga para conquistar o Campeonato Nacional de Ultra Trail pela quinta vez.
Dois anos depois do “tetra”, o corredor natural de Alqueve, aldeia da freguesia de Folques, no concelho de Arganil, levou 04:56:20.463 para fazer os 55km, menos quase sete minutos que Miguel Arsénio, seu colega na EDV Viana Trail, que liderou grande parte da corrida.
Miguel Arsénio chegou a ter mais de dois minutos de vantagem, mas teve uma queda após o último abastecimento e André Rodrigues passou para a frente e agarrou o título nacional.
Poucos meses depois de ter caído na “meca” do trail, o Mont Blac, André Rodrigues esteve muito tempo parado. “Voltei há seis semanas a treinar bem e não sabia como ia reagir o meu corpo após tanto tempo sem competir e depois de muita carga nos últimos tempos”, começou por referir, à chegada.
“Ganhei eu, mas o Miguel fez uma grande prova e, a certa altura, não sabia se seria capaz. Tinha de dar tudo, porque sabia que, na parte final, havia imensas zonas rápidas e sabia que podia recuperar alguma coisa. Depois vi o Miguel e sabia que poderia conseguir…”, resumiu.
Ainda nos masculinos, destaque para o 7.º lugar à geral de Carlos Ferreira (Furfor RP) e 3.º em M35, que também é residente em Coimbra.
Nos femininos o destaque vai para Vera Bernardo, atleta do Venda da Luísa, que foi a 4.ª melhor mulher em prova, e sagrou-se vice-campeã nacional de F40, atrás de Inês João, campeã nacional absoluta.
A atleta residente em Condeixa levou 02:25:02.063 para concluir a prova, 22 minutos a mais que a vencedora, depois de ter andado sempre nos primeiros lugares da corrida.
“As adversárias estão de parabéns. Deram tudo”, começou por dizer na chegada à meta. “Gosto muito deste tempo, muito escorregadio e com muitos tombos e os trilhos estavam fantásticos”, resumiu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.