Andebol: Portugal garante 1º lugar com exibição histórica

Spread the love

Foto de Johan Nilsson – EPA

Portugal derrotou ontem a Hungria por 27–20, em Kristianstad, na derradeira partida do Grupo D do Mundial de andebol e garantiu a passagem com o 1.º lugar do grupo no bolso. Para além desse fator, a seleção portuguesa garantiu dois pontos para o início da próxima fase.
Já com a classificação garantida no grupo, depois da Islândia triunfar sobre a Coreia do Sul por 38-25, a seleção portuguesa estava “obrigada” a ganhar o desafio para passar com pontos à fase seguinte. Para ficar na 1.ª posição do grupo, os portugueses tinham de ganhar por uma diferença de sete golos ou mais.
O jogo iniciou-se praticamente com a expulsão de Adrián Sipos, depois deste acertar com a mão em cheio na cabeça de Francisco Costa.
Numa 1.ª parte toda ela invulgar, Miguel Espinha mostrou-se quase sempre intransponível. O guarda-redes fez nove defesas até ao intervalo.
Perante a ineficácia do ataque da Hungria e da eficácia dos “Heróis do Mar”, a vantagem de 16-9 era a imagem daquilo que se passava dentro das quatro linhas. Leonel Fernandes era até então o melhor marcador com quatro golos.
Na 2.ª parte, os 11 golos para cada lado confirmaram a boa gestão que Portugal teve no resultado.
O guarda-redes Miguel Espinha foi considerado o homem do jogo, sendo que Francisco Costa foi o melhor marcador do encontro com seis tentos apontados.

Portugal, Islândia e Hungria começam com dois pontos

Os três mais bem classificados do grupo (Portugal, Islândia e Hungria) avançam para a “main round” (fase principal), com os pontos amealhados entre si (todas as formações avançam com dois pontos) mas sem os contabilizados com o último posicionado, a Coreia do Sul.
Na ronda principal, Portugal vai integrar o Grupo 2, em Gotemburgo, juntamente com Islândia, Hungria, Suécia, Cabo Verde e Brasil. Na segunda fase, a Suécia entra já com quatro pontos, mais dois do que Portugal, Islândia, Hungria e Brasil, enquanto Cabo Verde começa a zero.
O primeiro desafio da formação orientada por Paulo Pereira (que voltou a falhar o jogo diante da Hungria por castigo) é já amanhã diante da equipa canarinha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.