Amílcar Falcão é o único candidato a reitor da UC

DB/Foto de Pedro Ramos

O atual reitor da Universidade de Coimbra é o único candidato ao cargo, na eleição que se realiza a 6 de fevereiro.
A candidatura de Amílcar Falcão foi a única validada pela Comissão Eleitoral. Segundo esta entidade, foi apresentada uma segunda candidatura, por um elemento estrangeiro, mas não reuniu os requisitos.
“A Comissão Eleitoral decidiu excluir uma outra candidatura, que lhe foi presente por um preponente de nacionalidade estrangeira, por não cumprimento dos requisitos formais estipulados”, refere o órgão numa nota enviada à imprensa.
O prazo para apresentação de candidaturas à eleição do reitor da Universidade de Coimbra para o mandato 2023- -2027 terminou segunda-feira, 2 de janeiro. A eleição será feita numa reunião plenária do Conselho Geral, a 6 de fevereiro – havendo lugar antes a uma audição pública do candidato, agendada para 30 de janeiro, e a uma audição privada pelos membros do Conselho Geral, a 31 de janeiro.

Programa de continuidade

Recentemente, em entrevista à Lusa a propósito do balanço do atual mandato, Amílcar Falcão disse que o programa de candidatura será de continuidade, mas terá “novos vetores, que apareceram com as dinâmicas que estes quatro anos mostraram”. O reitor da UC considerou que, apesar de a pandemia ter afetado os planos da sua equipa, foi possível cumprir 85 por cento daquilo a que se tinha proposto.
Considerou também que algumas propostas acabaram por ser aceleradas por causa da pandemia, como foi o caso da desmaterialização e digitalização de toda a universidade.
A UC conseguiu também recuperar os registos pré-pandemia, em áreas como a mobilidade e os estudantes internacionais, faltando o turismo, em que ainda se sente uma quebra de 25 a 30 por cento.
Na área da investigação, o responsável realçou a capacidade de captação de financiamento competitivo, que tem crescido ao longo dos tempos.
Amílcar Falcão sucedeu a João Gabriel Silva em 2019 e vai avançar para um segundo e último mandato, até 2027.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.