Único setor onde elas ganham mais é na construção

Spread the love

DR

No concelho de Coimbra, os homens recebem, em média, mais 150,2 euros do que as mulheres. E, regra geral, as disparidades são maiores quanto maior for o nível de qualificação.
No total, a média da remuneração base é de 887,8 euros no sexo feminino e de 1.038 euros no sexo masculino.
De acordo com dados do relatório de Diagnóstico Municipal 2022-2025 para a Igualdade e a Não Discriminação no Município de Coimbra, o único setor onde a mulher ganha mais do que os homens é na área da construção, onde o sexo feminino aufere mais 27,2 euros do que o sexo masculino. O mesmo se verificou na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), na região Centro e no resto do país (os dados reportam-se ao ano de 2019).
Este é apenas um dos dados publicados no documento que visa identificar e priorizar as necessidades do município e do território em termos de igualdade e não discriminação.
A eliminação dos estereótipos, o combate à discriminação, a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e violência doméstica constituem uma preocupação fundamental da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”.
Dentro desta linha, a Câmara deliberou, a 26 de abril de 2021, desenvolver, conjuntamente com os 19 municípios da CIM-RC, o projeto “Região de Coimbra com Igualdade” – Plano Municipal para a Igualdade.
Depois de aprovada a candidatura ao projeto, a CIM-RC realizou o procedimento para a elaboração dos Diagnósticos e Planos para a Igualdade, através de um concurso internacional que resultou na adjudicação do serviço à empresa Bizfuture, que realizou o diagnóstico do município e a elaboração do Plano para a Igualdade.

Documentos são discutidos hoje

Estes documentos são hoje analisados e votados, na reunião do executivo camarário.
De acordo com a autarquia, o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação “é um instrumento que identifica as prioridades estratégicas de intervenção, identificando objetivos a curto, médio e longo prazo, planeado de acordo com o lema da Agenda 2030 – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ‘Ninguém pode ficar para trás’ e consubstanciado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal + Igual, que contempla ações apoiadas em três planos de ação de âmbito nacional”.
De referir que o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação tem uma vigência de quatro anos, sendo um plano aberto, flexível e passível de avaliação.
Após aprovação no executivo, o processo segue para votação em Assembleia Municipal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.