Três prémios mundiais entregues a investigadores internacionais na UC

A Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra foi ontem palco da entrega dos prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci, da World Cultural Council (WCC). Os três prémios, destinados a investigadores que se destacaram nas ciências, na educação e nas artes, foram entregues a Victoria M. Kaspi, Claudia Mitchell e J. Meejin Yoon.

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, aproveitou para agradecer à WCC pela escolha da cerimónia ser em Portugal pela primeira vez.

“Gostaria mais uma vez de expressar a minha mais profunda gratidão ao presidente do Conselho Cultural Mundial, professor Fraser Stoddart, por terem dado à Universidade de Coimbra a oportunidade de acolher este evento único, trazendo-o a Portugal pela primeira vez”, vincou.

Victoria M. Kaspi recebeu o prémio Mundial da Ciência Albert Einstein e, apesar de não estar presente devido a ter testado positivo à covid-19, agradeceu a nomeação e a quem a ajuda a trabalhar.

“É uma tremenda honra receber este prestigiado prémio. Tenho que agradecer a todos os profissionais que desenvolveram as máquinas e os instrumentos desenvolvidos que eu posso utilizar para conseguir desenvolver a minha investigação”, explicou.

Já Claudia Mitchell, vencedora do prémio Mundial da Educação José Vasconcelos, realçou a importância da responsabilidade social na educação.

“A responsabilidade social deve estar sempre presente na educação da nossa sociedade. Temos que conseguir dar a possibilidade de educação a todos”, assumiu.

Por outro lado, a vencedora do prémio Mundial das Artes Leonardo da Vinci, J.Meejin Yoon, reiterou a confiança para continuar a desenvolver mais e melhor trabalho.

“Este prémio não é para honrar o meu trabalho passado mas sim para trabalhar com mais empenho num futuro que melhore o Mundo”, salientou.

13 estudantes da UC reconhecidos

Num ato solene cheio de tradicionalismo típico da UC, a WCC reconheceu ainda 13 jovens investigadores e académicos da Universidade de Coimbra que se destacaram nas áreas da Ciência, Educação ou Artes. Segundo a organização, estes fizeram a diferença na forma como transferem os valores do WCC para a sociedade, colocando os seus conhecimentos, energias e empenho ao serviço do bem comum da humanidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.