“O município de Arganil propõem-se a promover o espírito natalício e a atrair pessoas ao território, em especial ao centro histórico da vila”, referiu Luís Paulo Costa, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, na preparação do concelho para as festas que se avizinham.
Música, sessões de cinema, construção de coroas e sorteios de vales para compras são algumas das atividades que o município está a realizar até ao início de janeiro de 2023. O objetivo passa por garantir a presença de vários visitantes de todo o território nacional.
“Queremos que o Natal seja vivido por todos de forma especial”, disse o autarca de Arganil.
É pela iluminação noturna que o concelho de Arganil se apresenta a quem se desloca até lá.
As zonas mais emblemáticas do concelho estão repletas de luzes, de modo a tentar passar uma mensagem de magia, que é característica nesta altura do ano.
Para além, das cores presentes neste momento tão importante, durante os próximos dias, o concelho serrano irá estar animado com as programações descritas nas imagens a baixo.
Sessões de cinema
O Auditório da Cerâmica Arganilense recebe a sessão especial “Férias de Natal” no dia 21 de dezembro com o mais recente filme da Disney: “Estranho Mundo”. No dia 23 de dezembro passa em tela o filme “Noite violenta” e no dia 28 de dezembro com o filme “Coração de Fogo”, ambos a exibir pelas 10H00.
“Cantares e Janeiras”
As Tunas de Arganil, Coja e São Martinho da Cortiça voltam a reunir-se na iniciativa “Cantares de Natal e Janeiras” para celebrar a quadra pelo concelho. O Coral 7 de setembro faz-lhes companhia, associando-se também aos festejos. A primeira apresentação tem lugar amanhã, sábado, na freguesia de Folques. Seguem-se, neste mesmo dia, Piódão e Vila Cova de Alva. Benfeita ( 18/12 ), Cerdeira ( 18/12 ), Pomares ( 18/12 ), Coja ( 8/01 ), Secarias ( 8/01 ) e São Martinho da Cortiça ( 15 janeiro), têm início marcado para as 15H00.
“Coroas de Natal”
O município de Arganil desafia a criatividade da população e dos proprietários dos estabelecimentos comerciais do concelho e lança-lhes o desafio de elaboração de uma coroa de Natal, nesta quadra que tanto simbolismo traz consigo. Após inscrição e submissão dos trabalhos a concurso, estes serão exibidos no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, no caso das coroas elaboradas pela comunidade e, nas montras dos respetivos espaços comerciais, no caso dos trabalhos elaborados pelos comerciantes. As coroas de Natal serão depois apreciadas por um juri, composto por três entidades, que ditará os vencedores desta iniciativa, nas duas diferentes categorias. O concurso decorre até 6 de janeiro.
Musical Aladino
O Musical Aladino estará em palco no dia 18 de dezembro na Cerâmica Arganilense. É um teatro musical sobre a história de Aladino, da sua amada Yasmin e do génio da lâmpada no Reino da Esmeralda Azul. Uma nova e inesperada história de amor baseada no homónimo filme da Disney, que promete encantar nesta quadra.
Apoio ao comércio local
“Este Natal compre cá” visa a dinamização do comércio local do concelho para a quadra natalícia. Organizada pelo Município de Arganil e que, anualmente, a iniciativa premeia com vales de compras no comércio local quem nestes estabelecimentos realiza as suas compras.
A sorteio estão 750 euros em vales de compras para o 1.º premiado, 500 euros em vales para o segundo premiado e 250 euros para o 3.º premiado.
Os estabelecimentos comerciais que confiram os três primeiros prémios também recebem prémios. Por cada 10 euros de compras nos estabelecimentos locais aderentes, o cliente vai receber um cupão que deve guardar até ao dia do sorteio, assim como os respetivos talões de compra.
O sorteio far-se-á com o destacável (vulgarmente designado por canhoto) de cada cupão entregue, que após ser recolhido nos estabelecimentos aderentes entrará na tômbola.
A iniciativa decorrerá até dia 6 de janeiro de 2023.
Opinião: Natal ganha mais encanto
Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil
Arganil é um destino de todas as estações do ano, mas é inquestionável que no Natal o concelho ganha ainda mais encanto. Através de um alargado e diversificado programa de iniciativas, o município propõem-se a promover o espírito natalício e atrair pessoas ao território, em especial ao centro histórico da vila.
Queremos que o Natal seja vivido por todos de forma especial: pelos nossos munícipes e famílias, pelos arganilenses que regressam à terra nesta altura do ano e por todos os que nos visitam. É essa a razão por que as ações que planeamos são dirigidas a toda a família, gratuitas e centradas não só no entretenimento como na promoção da gastronomia, do comércio local e das tradições tão próprias do concelho.
As medidas tomadas em torno desta época festiva abrangeram, ainda, a iluminação decorativa, considerando a crise energética que o país e a Europa atravessam. As luzes têm horários mais reduzidos e os locais são circunscritos às zonas mais emblemáticos da vila, garantindo a poupança no consumo de eletricidade. Consciente e responsável, esta medida em nada vem esmorecer a luz que tanto faz brilhar o concelho de Arganil nesta época.
Faço votos de que os momentos vividos em Arganil se transformem em momentos especiais e lembranças que perdurem e se repitam por muitos anos.
Desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo.