A primeira edição do projeto “Região de Coimbra Empreende +” (RCE+), que visa estimular o empreendedorismo no território da Região de Coimbra, contou com 22 ideias de negócio.
O programa, organizado pela incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) e pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, tem como objetivo promover o “empreendedorismo qualificado e criativo” nos 19 municípios da Região de Coimbra.
Foram 22 iniciativas que concluíram o Programa de Aceleração de Ideias de Negócio.
De acordo com o comunicado, os projetos selecionados participaram em ‘webinars’, sessões presenciais, mentoria individual e consultoria à medida, sendo acompanhados em todas as fases de planeamento, preparação e lançamento no mercado.
Da primeira edição foram selecionados 30 projetos de áreas como, por exemplo, turismo, design, saúde e bem-estar, comunicação, marketing ou tecnologias de informação, dos quais 22 terminaram o programa.
A Oficina do Património (Vila Nova de Poiares), uma iniciativa de desenvolvimento de painéis informativos inteligentes e sustentáveis, na vertente física e digital para promoção patrimonial (https://oficinadopatrimonio.pt/) foi um dos projetos que terminou o programa proposto, assim como Sara Barro Preto (Vila Nova de Poiares), uma projeto que vende peças de autor para decoração de interiores/exteriores inspiradas na tradição e culturas nacionais com a adoção de novas tecnologias.
De acordo com a informação disponibilizada à agência Lusa, a Escola do Ambiente – Planeta Aquarela (Vila Nova de Poiares), uma antiga escola primária onde as crianças têm a oportunidade de observar e explorar as espécies de animais e plantas existentes na aldeia do Vilar, promovendo o contacto e a troca de conhecimentos com a população mais envelhecida (www.planetaquarela.com), foi outra das iniciativas que alcançaram o final do programa de aceleração.
Açor Saúde (Arganil), Equilíbrio Holístico (Miranda do Corvo), Colibri Online Shop (Lousã), Portugal Adventure Travel (Condeixa-a-Nova), Real Vines (Penela), Ciclo do Pão (Coimbra), GerontoActive (Coimbra) ou Serrart Design Project são outros dos projetos anunciados.
O programa RCE+ foca-se em “apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio”, em especial as que resultem das “áreas do conhecimento, da tecnologia e/ou das indústrias criativas”, e destina-se a jovens empreendedores que desenvolvam uma iniciativa empresarial, incentivando o lançamento de projetos e assegurando apoio durante os primeiros meses.
É cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do PT2020 e do CENTRO 2020.
Integram a CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.