“Palavras Ditas…” de Seabra Santos reunidas em livro

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

O antigo reitor da Universidade de Coimbra (UC) Fernando Seabra Santos, apresentou ontem o livro “Palavras Ditas”. Dividido em dois volumes, dá estampa aos principais textos que marcaram o seu percurso enquanto reitor e presidente do CRUP, cargos que exerceu entre 2003 e 2011 e 2007 e 2010, respetivamente.
“O livro intitula-se “Palavras Ditas…” porque apresenta os discursos que foram ditos em diversas ocasiões, como as duas tomadas de posse, a abertura solene das aulas ou o dia da universidade”, disse Seabra Santos, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil.
O livro apresenta documentos, textos e discursos durante o percurso enquanto reitor e presidente do Conselho de Reitores.
“Para quem quiser olhar para este período e tentar perceber o que aconteceu e que decisões foram tomadas pode consultar este livro”, explica.

Tempo rico em mudanças
A primeira década do milénio foi um “tempo muito rico em mudanças, que como costumo dizer, um período de todas as reformas, porque praticamente não ficou “pedra sobre pedra” sobre o edifício legislativo no qual assentava a organização e funcionamento da universidade portuguesa”, contou Seabra Santos.
“Fiz aquilo que é habitual os reitores fazerem e é interessante voltar a reviver esse tempo”, acrescentou.
O autor da obra convidou António Sampaio da Nóvoa (que foi reitor da Universidade de Lisboa na mesma época de Seabra Santos), Carlos Fiolhais, professor de física na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), e João Queiró, professor de matemática.
Para Seabra Santos, o lançamento destes dois volumes funciona como uma “libertação de uma pressão moral” de publicar os textos. “Tive o cuidado de não editar nenhum e são publicados, em 2022, tal como os disse na altura e, portanto, são documentos históricos e devem ser entendidos nessa perspetiva”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.