Opinião: Natal é Carnaval

Posted by

A seleção Ganesa foi afastada do Mundial 2022, como em 2010, pelo Uruguai. Não podia ser um desfecho mais cruel para os ganeses. No Mundial da África do Sul, em 2010, num jogo épico que ainda não foi esquecido por estes lados, o Gana não se apurou para as meias finais porque falhou um penalty no último minuto do prolongamento, tendo, poste-riormente, sido afastado no desempate por grandes penalidades. Em 2022, voltaram a perder com o Uruguai com o pormenor bizarro de voltarem a falhar um penalty, quando o resultado estava 0-0.

Quem não deve ter ficado nada satisfeito foram o Presidente Akufo-Addo e o seu gover-no, já que, por estes dias de Mundial, o povo não esteve muito focado na crise profunda que o país atravessa.
Pode ser que a “distração” da sociedade Ganesa se prolongue até Janeiro de 2023 já que Dezembro é um mês absolutamente atípico quando comparado com o resto do ano.
Centenas de milhares de Ganeses, emigrados por esse mundo fora, regressam ao País para celebrar o Natal e, obviamente, visitarem as suas famílias. Este fluxo constante de pessoas a entrar no País sente-se imediatamente no dia-a-dia dos residentes. Há um aumento exponencial de consumo que os comerciantes locais agradecem. Por outro lado, há um aumento de trânsito rodoviário que torna insuportável a mobilidade na cidade de Acra. Em Dezembro, a fila de carros na via de acesso à zona das chegadas no aeroporto é bastante impressionante pela sua extensão.
Debaixo de um calor abrasador, emigrantes ganeses e turistas aproveitam também para viver o tradicional carnaval que se celebra um pouco por todo o país. Há diversas varian-tes no Carnaval Ganês mas, basicamente, consiste em diversos grupos de pessoas mas-caradas que desfilam, com roupas extravagantes e bastante coloridas, dançando e can-tando várias canções acompanhadas de bandas de música. Paralelamente, há diversos eventos que têm como objetivo divulgar outras artes e cultura local.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.