Opinião: Concorda com o fecho da Avenida João das Regras?

Posted by

Não
Há largos meses que quem vive ou trabalha em Coimbra lida diariamente com um estaleiro em larga escala, fruto da incapacidade deste Executivo de concluir importantes obras iniciadas no mandato do Partido Socialista e das obras do Metrobus, sem uma coordenação funcional entre as várias operações, o que será agravado com as obras na zona dos Hospitais. Ao mesmo tempo, as dezenas de autocarros dos SMTUC imobilizados impedem a prestação de um serviço de qualidade, pelo que aos cidadãos restam hoje poucas soluções de mobilidade.
Fechar a Av. João das Regras ao trânsito automóvel, no curto prazo, seria um erro. Embora a sua pedonalização possa ser pensada no futuro, não deve ser agora uma prioridade e só deverá ser equacionada quando o Metrobus estiver a funcionar em pleno e articulado com os SMTUC.
Nascida nos anos 1990, esta ideia tem sido abandonada por não ser uma boa solução. O que é agora preconizado não traz quaisquer ganhos ambientais, desviando o trânsito da frente para as traseiras dos edifícios da Av. João das Regras, estreitando vias e provocando mais filas.
Mais, o anterior Executivo do PS fez avultadas obras de requalificação, na Av. João das Regras e Praça das Cortes, consolidando aquela zona como verdadeiro espaço público, pelo que esta opção seria um esbanjamento das finanças municipais.
Antes de criar novos espaços pedonais, é preciso cuidar dos que já existem, seja no eixo Portagem – Praça 8 de Maio, seja na preservação do Terreiro da Erva como uma verdadeira praça e não como parque de estacionamento que lamentavelmente voltou a ser.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.