Opinião: Concorda com o fecho da Avenida João das Regras?

Posted by
Spread the love

SIM
A transformação da Rua João da Regras num espaço eminentemente pedonal vai permitir devolver ao peão e à fruição urbana um espaço fragmentado e dominado pela primazia dada aos automóveis. A concretização desta ação deverá obrigar, em simultâneo, ao desvio do tráfego automóvel para um novo corredor rodoviário, na delimitação do Estádio Universitário.
Esta pretensão integra a Estratégia de Reabilitação Urbana Coimbra Santa Clara, recentemente apresentada, a qual assenta em eixos estratégicos como a mobilidade sustentável, a valorização do património cultural, natural e patrimonial, e está em linha com as mais inovadoras estratégias internacionais para as cidades do futuro.
São várias as vantagens que advêm desta requalificação do espaço público, destacando-se a título de exemplo:
– Mais fruição urbana e valorização do património monumental através da requalificação, modernização e coesão do espaço urbano, onde se prioriza o peão em detrimento do automóvel.
– Mais comércio e turismo já que a reafectação do espaço às pessoas e às esplanadas é um propulsor de dinâmica económica.
– Mais sensação de segurança rodoviária e pessoal pela humanização da rua.
– Mais qualidade do ar e menos ruído, pela subtração dos automóveis.
– Mais espaços de socialização, zonas verdes e de sombra com mitigação das ilhas de calor.
Com a sua concretização, Coimbra vai ganhar um espaço pedonal de referência, humanizado, atrativo e funcional, com uma identidade própria e onde se potencia uma dinâmica cultural, social e comercial.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.