Os mais de 40 alunos da EB1 Espírito Santo das Touregas viram ontem a sua escola iniciar a obra de requalificação. A Câmara Municipal de Coimbra assinou ontem o contrato de consignação da obra orçada em 60 mil euros.
Nos próximos 150 dias (cinco meses), vão ser substituídos os pavimentos e duas estruturas do edifício, o teto será reabilitado, o isolamento térmico melhorado e será construída uma zona coberta para a receção dos alunos na entrada da escola.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, frisou a boa ação realizada para melhorar o ensino dos mais jovens. “Hoje [ontem] todos nós melhoramos um bocadinho o ensino destes jovens, dando boas instalações. Eles mereciam melhores condições de aprendizagem”, frisou.
O presidente da União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, não acreditava que esta fase difícil terminaria tão rápido.
“A escola atravessou uma fase muito complicada e viu finalmente a urgência desta câmara na sua reabilitação. A obra tinha- -se arrastado no tempo e resta-me agradecer ao executivo pela rapidez como este contrato foi celebrado. Eu não acreditava que a obra pudesse começar em 2022”, assumiu.
“Um dia feliz”
A vereadora com o pelouro da Educação e Gestão dos Edifícios Escolares, Ana Cortez Vaz, assumiu o “dia feliz”. “É um dia feliz para a divisão de educação da câmara. Ver o chão neste estado e a chuva a cair, ainda bem que estas condições, que não são dignas, vão desaparecer”, realçou.
Para as obras decorrerem com maior celeridade, todos os alunos estarão, nos próximos três meses, na escola dos Casais. Ana Cortez Vaz agradeceu a disponibilidade e flexibilidade dos pais das crianças.
“Queria agradecer a compreensão dos pais, a saída dos alunos daqui durante os três meses e isso obriga a mudarem das suas rotinas diárias”, esclareceu.
A representante da associação de pais, Ana Costa, assumiu “o sacrifício” dos progenitores dos alunos e prometeu “estar atenta” à obra para que esta não dure mais tempo que o previsto.