Mais três munícipios da CIM-RC “familiarmente responsáveis”

Spread the love

DR

São da Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra (CIM-RC) três dos nove municípios que se estreiam este ano no lote dos classificados como “Autarquia Familiarmente Responsável”.
São Montemor-o-Velho, Mira e Penacova, a que se juntam Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda), Anadia (Aveiro), Porto de Mós (Leiria), Viana do Alentejo (Évora), São Brás de Alportel (Faro) e Felgueiras (Porto).
O número de municípios distinguidos com as bandeiras verdes por práticas efetivas de apoio às famílias aumentou para 95 nesta 14.ª edição, foi ontem anunciado.
Em comunicado, a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas indicou que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu 95 municípios, que são os que “investem na construção de uma política integrada de apoio à família”, com dados reportados a 2021.

13% de crescimento face à edição anterior

Na edição deste ano aderiram ao projeto 145 autarquias. As 95 que vão receber a bandeira verde representam um aumento de 13% face à edição anterior.
“É evidente que as políticas de proximidade traduzem as necessidades reais das famílias procurando dar-lhes resposta. E as respostas têm sido efetivamente dadas, com impactos muito relevantes para milhares de famílias”, afirmou Vitória Salvado, coordenadora do OAFR.
As 95 autarquias premiadas promoveram o alargamento da gratuitidade em alimentos, medicamentos, transportes, desporto e cultura, algumas das quais para incentivar a natalidade, atribuíram um prémio monetário e a abertura de uma conta bancária, sendo que 74 autarquias fornecem cabazes ou vales sempre que nasce um bebé.
Na área de apoio às famílias com necessidades especiais, foram identificados – entre os 145 participantes do inquérito do OAFR – 138 cidades/vilas que disponibilizam diferentes tipos de apoio a famílias com fragilidade social, com a doação de alimentos e medicamentos, e apoio ao pagamento de despesas (renda da habitação, água e eletricidade).

Distrito de Coimbra lidera no número de municípios

Coimbra lidera nos distritos com mais municípios premiados (15) e participantes (16) no inquérito do Observatório.
Seis autarquias repetem a distinção do OAFR há 14 edições: Cantanhede, Angra do Heroísmo, Torres Novas, Torres Vedras, Vila de Rei e Vila Real.
Dos 145 municípios que participaram no inquérito do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, 116 (80%) disponibilizam a Tarifa Familiar da Água às famílias, 118 (82%) Tarifa Social da Água e 116 (80%) Imposto Municipal sobre Imóveis Familiar.
O Observatório foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.
A cerimónia de entrega das bandeiras verdes decorre no dia 26 de janeiro, em Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.