Lista C vence eleições para o Conselho Geral da UC

Spread the love

DR

A lista C, encabeçada por Catarina Dias Melo, venceu, na passada terça-feira, as eleições para os representantes dos estudantes do 1.º e 2.º ciclo de estudos no Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC).
Numa eleição bem mais disputada que o sufrágio para a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, a lista C obteve 1433 votos conseguindo garantir dois dos quatro acentos destinados aos estudantes no 1.º e 2.º ciclo de estudos. Além de Catarina Dias Melo, foi também eleito Armando Remondes através do método de Hondt.
As urnas do polo 1 da Faculdade de Ciências e Tecnologia e a urna da Faculdade de Farmácia foram decisivas para a vitória. Na urna situada no polo 1, a lista C obteve 233 dos 361 votos ali realizados. Já na urna da Faculdade de Farmácia, a lista encabeçada por Catarina Dias Melo garantiu 375 dos 511 votos dos estudantes.
Em segundo lugar, com 1246 votos e 31,07%, a lista F conseguiu eleger um representante no órgão da Universidade de Coimbra. José Eduardo Gama foi o único estudante da lista a conseguir ser eleito.
A lista, apesar de ter ficado em segundo lugar, ganhou a urna mais disputada. Na Faculdade de Direito foram 801 estudantes que votaram, sendo que a lista F teve uma vitória clara, com 411 votos. A lista F teve mais do dobro do que a segunda lista mais votada.
A lista R foi a última a conseguir assegurar um assento no Conselho Geral da UC. Com 1.173 votos, Carlos Manuel Magalhães também foi eleito.
Já a lista A só conseguiu obter 70 votos e não elegeu nenhum dos lugares disponíveis para alunos do 1.º e 2.º ciclos.
Ao todo foram 4.055 os estudantes que votaram nas nove urnas espalhadas pela Universidade de Coimbra. O número é quase o dobro relativamente às eleições para a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, em que só votaram 2.407 estudantes.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS Catarina Melo disse que o diálogo, assertividade, representatividade, internacionalização e ação social são as suas principais bandeiras.
Na eleição para o representante dos alunos do 3.º ciclo de estudos a lista D, lista única, venceu as eleições com 51 votos. Num ato eleitoral decidido à partida, Luís Silva garantiu o assento no Conselho Geral da UC.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.