Judo: Presidente da Federação apela à união

Spread the love

DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

No almoço que assinalou o 63.º aniversário da FPJ, que se realizou no Convento de S. Francisco, em Coimbra, Jorge Fernandes disse que a federação está disposta a dialogar, “mas sempre dentro das regras institucionais e com lealdade, para que o judo nacional continue a crescer e a alcançar muitas e grandes vitórias para o desporto nacional.”
“Apesar dos ventos de discórdia que têm soprado nos últimos meses por parte de um setor do nosso judo – e que verdadeiramente tem na sua origem a falta de financiamento de que o desporto carece – e, à margem, os pecadilhos que eu próprio terei cometido, a verdade é que a grande maioria dos delegados à Assembleia Geral da FPJ têm sabido interpretar o momento que se vive e mostrar a unidade indispensável ao bom êxito do nosso judo. E estou em crer que assim continuarão”, afirmou.
O dirigente lembrou ainda que este ano a modalidade já atingiu “recordes máximos de todos os tempos”, com mais de judocas 16 mil federados. “É certo que até ao final do ano ainda se concretizarão mais de um milhar de revalidações e novas inscrições, pelo que ultrapassaremos certamente os 17 mil federados”, notou Jorge Fernandes.

Inclusão foi o mote

À semelhança o que tem acontecido nos últimos anos, a federação celebrou o aniversário no final da época desportiva, tendo comemorado igualmente os feitos alcançados pelos judocas portugueses ao longo desse período. Este ano, a celebração foi dedicada à ‘Inclusão’, seguindo a diretriz da Federação Internacional de Judo que atribuiu este tema ao Dia Mundial de Judo de 2022.
O almoço de aniversário contou com a presença de mais de 300 pessoas, o que, de acordo com o presidente da FPJ, “é também um documento probatório de que, após a tempestade vem sempre a bonança”.
Durante o evento foram entregues vários prémios e distinções, entre os quais o de “Atleta Feminina do Ano” (Joana Santos), “Treinador do Ano” (Júlio Marcelino), “Jovem Atleta do Ano” (Fábia Conceição), “Atleta Masculino do Ano” (Miguel Vieira e Djibrilo lafa), “Atleta Revelação do Ano” (João Fernando), “Árbitro do Ano” (Paula Saldanha) ou “Equipa Revelação” (Sport União Sintrense). | Patrícia Cruz Almeida com Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.