Há cinco listas de estudantes candidatas ao Conselho Geral

Spread the love

DR

Há cinco listas candidatas à eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral da Universidade de Coimbra, um dos três órgãos máximos da governação universitária. A votação realiza-se no dia 13 de dezembro.

Hugo Faustino (lista A) e José Gama (lista F), ambos da Faculdade de Letras, Catarina Melo (lista C), da Faculdade de Farmácia, e Carlos Magalhães (lista R), da Faculdade de Ciências e Tecnologia, são os candidatados a representantes dos estudantes do 1.º e 2.º ciclos. Luís Silva encabeça lista D, a única candidata aos estudantes representantes do 3.º ciclo.

“Avança Pelos Teus Direitos” é o mote do projeto liderado por Hugo Faustino, que tem o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) como um tema central da candidatura. O estudante de Arqueologia defende a revisão do documento, que prevê ser objeto de avaliação de 5 em 5 anos, algo que deveria ter acontecido em 2012.

A lista C – “Capacitar a UC, Construir o Amanhã” defende uma maior representatividades dos estudantes aos órgãos de governo da UC. As principais bandeiras do projeto são, de acordo com Catarina Melo, o diálogo, assertividade, representatividade, internacionalização e ação social.

José Gama encabeça a lista F – “Um Futuro para a UC”, que pretende ser de proximidade com os estudantes de todas as faculdades, o que será possível através da criação de “mecanismos de representação”.

A lista R – “Representar os/as Estudantes, Revitalizar a UC”, propõe-se repensar a política da Universidade de Coimbra em áreas como empregabilidade ou ação social e “reivindicar uma posição forte” dos estudantes nos órgãos de decisão da UC.

Representante dos doutorandos

Para os representantes do 3.º ciclo concorre uma única lista, encabeçada por Luís Silva, doutorando da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A lista D – “Em Defesa dos/as Doutorandos/as” defende o combate à precariedade na formação doutoral, nomeadamente o recurso a bolsas de investigação de curta duração para financiamento de doutoramentos. Propõe, ainda, desenvolver políticas para reduzir os tempos de espera nas candidaturas a bolsas de investigação.

A campanha eleitoral decorre até ao dia 9 de dezembro.

Recorde-se que, ao contrário dos restantes membros que integram o Conselho Geral, o mandato dos representantes dos estudantes é de dois anos.

Além destas eleições, está também a decorrer o processo para eleger, para o Senado da Universidade de Coimbra, um estudante por cada unidade orgânica de ensino e investigação e de dois trabalhadores não docentes. A votação realiza-se, igualmente, no dia 13 de dezembro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.