Governo determina épocas de interdição de pesca de lampreia e sável no Mondego

Posted by
Spread the love

A Secretaria de Estado das Pescas publicou hoje, em Diário da República, o despacho que determina os períodos de defeso para a pesca no rio Mondego em 2023, por forma a garantir a conservação da lampreia, do sável e da savelha.

O documento estipula que fica proibida a captura e venda de lampreia entre 01 e 09 de janeiro, 17 e 26 de março, e de 06 de abril a 31 de dezembro.

Já para o sável e savelha, a pesca é interdita entre 01 de janeiro e 16 de fevereiro e de 17 de março a 31 de dezembro.

Segundo o despacho consultado pela agência Lusa, os períodos de defeso foram acordados numa reunião realizada com representantes do setor da pesca, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA9, o Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF) e instituições científicas que acompanham a passagem de peixes localizada no açude-ponte de Coimbra.

O despacho procura garantir a conservação do sável e da lampreia, peixes migradores anádromos (espécies que se reproduzem em água doce, mas que se desenvolvem no mar), que assumem relevância do ponto de vista socioeconómico na região do Mondego, sendo Montemor-o-Velho e Penacova conhecidos destinos para comer lampreia.

O despacho assegura “um período de defeso harmonizado em toda a zona do Baixo Mondego que permita potenciar a migração até aos habituais lugares de desova, à lampreia, ao sável e à savelha”.

Em fevereiro, a Câmara de Penacova decidiu cancelar o festival, que realizou mais tarde, face à escassez de lampreia, cujos preços no restaurante passaram a quase 90 euros por espécime.

Naquela altura, era dada conta de que havia muito pouca lampreia a passar pelo açude-ponte do Mondego, situação que os responsáveis consideravam estar relacionada com a seca se sentia no país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.