Comissão Europeia elogia trabalho da CIM da Região de Coimbra na adaptação às alterações climáticas

Spread the love

DR

Emídio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), realçou ontem que a Comissão Europeia (CE) ficou satisfeita com o trabalho realizado na região na área da adaptação às alterações climáticas.
“A comitiva ficou sensibilizada com o que temos trabalhado nesta área. Ficou claro que queremos mais intervenção da comunidade europeia e que por parte da Comissão Europeia há uma resposta e uma vontade de que o financiamento da Europa chegue junto daqueles que querem desenvolver projetos nesta área, nomeadamente a CIM-RC”, assumiu.
Depois da reunião com a CE e com o Banco Europeu de Investimentos (BEI), Jorge Brito, secretário executivo da CIM-RC, explicou os grandes objetivos desse encontro com as duas entidades europeias.
“Muito mais do que focarmo-nos em que projetos é que vão ser aprovados, nesta fase é preciso perceber que mecanismos é que estão à disposição para melhorar a ligação entre os financiadores e as regiões que necessitam do dinheiro”, esclareceu.
Miguel Morgado, representante do BEI em Portugal, vincou que a entidade está disposta a ajudar a CIM-RC, desde que os projetos sejam em conformidade com as normativas europeias.

Banco Europeu vai ser parceiro

“O Banco Europeu de investimentos quer ser um parceiro ativo nesta temática das alterações climáticas, nomeadamente através de financiamento e assistência técnica. É muito importante identificar os projetos de qualidade nos setores prioritários para a região”, disse.
O representante da CE, Johannes Klumpers, reiterou as “muitas e boas” ideias para as adaptações climáticas que a região de Coimbra tem, destacando também a “grande disponibilidade e vontade” da CIM-RC em acolher a primeira reunião sobre esta temática na Europa.
A reunião contou, para além das entidades já referidas, com a participação do Governo representado pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, com os 19 municípios da CIM-RC, bem como com representantes das entidades nacionais e regionais mais relevantes no processo de decisão, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Universidade de Coimbra (UC), Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), ADC, APA, ANI ANEPC, entre outras.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.