Coimbra centraliza atividades na Baixa mas há mais iniciativas

Spread the love

DR

Este ano, o município de Coimbra decidiu concentrar as atividades ligadas a este período na Baixa da cidade. É aqui que a grande maioria das iniciativas terão lugar até à antevéspera de Natal e na noite de fim de ano. “Ancorada” na realização do Mercado de Natal, que pode ser visitado até ao dia 23 de dezembro, estão previstos espetáculos musicais, atividades performativas no espaço público e iniciativas dirigidas ao público infantil em quatro locais: Praça do Comércio, Praça 8 de Maio, Mercado Municipal D. Pedro V e Largo da Freiria. Em cada artéria da Baixa não vão faltar arruadas com animação itinerante (diariamente, às 11H30 e às 14H30 ). O objetivo da autarquia é ligar várias artérias e espaços centrais na Baixa de Coimbra. Para ajudar o comércio local, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra está a entregar vouchers de descontos em 32 espaços comerciais para incentivar “à circulação” de clientes entre lojas da Baixa. O objetivo é incentivar a descoberta de espaços dentro da zona central da cidade. A campanha dura até 15 de janeiro.
Mas as propostas natalícias estendem-se até ao Convento São Francisco, onde por exemplo a cantora Aurea atua dia 20 de dezembro com o espetáculo “The Christmas Show”. A Casa da Escrita e a Casa Municipal da Cultura (Biblioteca Infantil/Ludoteca), nos polos de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes e Souselas vão receber na próxima semana atividades dirigidas ao público infantojuvenil. Todas as informações podem ser obtidas no sítio www.coimbra.pt.

 

DR

“Impossível” estreia no Convento

Depois da primeira apresentação na noite de ontem, o “Impossível ao vivo” tem previstas mais quatro espetáculos até domingo 18 de dezembro no Grande Auditório do Convento São Francisco. Até este domingo, será possível “ver magia ao vivo como nunca viu” com os melhores mágicos do Mundo: Dan Sperry (Estados Unidos da América), Javier Botía (Espanha), Norbert Ferré (França) e Yu Hojin (Coreia do Sul).

Mercado de Natal

A União das Freguesias de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra promovem o Mercado de Natal na Praça do Comércio. Até dia 23 de dezembro, perto de 40 expositores vindos de todo o país mostram artigos de artesanato, produtos e doces, mas há também lugar para as tradicionais tasquinhas e programação cultural. Os mais novos podem tirar uma foto com o Pai Natal ou deixar a carta ao “senhor das barbas brancas” no marco do correio instalado à entrada do mercado.

Concertos no Mercado e Santa Cruz

O dia 23 de dezembro fica marcado pela realização de dois concertos de Natal na Igreja de Santa Cruz e no Mercado D. Pedro V. O primeiro decorre às 19H30 dentro do templo religioso e contará com a atuação do Coro Sinfónico Inês de Castro & Coimbra Cantat (Associação Ecos do Passado). Duas horas depois, na Praça do Mercado, é a vez da Filarmónica União Taveirense brindar os presentes com músicas deste período. Para terminar a noite, o espaço central do mercado municipal receberá a Noite Branca com o dj Pedro Neves.

Visitas ao Museu

No período entre 20 e 23 de dezembro, os vários espaços do Museu Municipal de Coimbra acolhem visitas e oficinas de expressão plástica. No Edifício Chiado e Torre de Anto, a proposta passa pela atividade “Criarte”. Já no Edifício da Inquisição, é a vez do “Iluminarte” (o Hanukkah judaico). Para a Torre de Almedina, é a vez do “O vitral da Seteira”, enquanto na Sala da Cidade a proposta passa por “Como ler um livro?”. Para o Centro de Arte Contemporânea, pretende-se “Colorir e construir tridimensionalmente uma peça díptica”.

Fim de ano em três espaços centrais

A festa de fim de ano volta a animar a zona central da Baixa de Coimbra. Apesar do “epicentro” ser o Largo da Portagem, a autarquia programou para a Praça do Comércio e Praça 8 de Maio outras iniciativas que ajudarão a espalhar os mais de 300 mil visitantes previstos para esta noite.
No Largo da Portagem, a animação tem início às 21H30com os djs Kiss Kiss Bang Bang. Uma hora depois, a banda Per7ume vai atuar até ao espetáculo piromusical que anuncia a entrada em 2023. Pelas 00H15, é a vez de subir ao palco principal da festa Gipsy Kings by Tonino Baliardo. A esta mesma hora, há mais duas propostas de animação. Na Praça do Comércio, a “pista de dança” abre com Cøde (projeto de música eletrónica de um Dj de Coimbra). Pelas 01H45, é a vez do projeto Insert Coin garantir a animação através de forte componente multimédia e vídeo. Neste espaço, entre as 03H00 e as 04H00, o conimbricense KY-MO dará a conhecer os grandes hits da música eletrónica.
Já na Praça 8 de Maio, decorrerá a Revival Music entre as 00H15 e as 06H00. Rui Tomé e Luís Pinheiro escolheram os maiores êxitos dos anos 80 e 90.

Opinião: Coimbra está em festa!

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra

Em tempo de Natal e de Fim de Ano, Coimbra ganha especial magia e dinâmica! “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade” é a nossa proposta para a quadra natalícia com um cardápio de iniciativas nas várias artérias e nos espaços centrais da Baixa de Coimbra: Praça do Comércio, Praça 8 de Maio, Mercado Municipal D. Pedro V e Palco Rádio Baixa (Largo da Freiria).
A programação, eclética e diversificada, não se esgota nestes locais, disseminando-se ainda com ações itinerantes pelos espaços circundantes (“Por toda a Baixa) ou também em outros espaços municipais (“Também acontece”) até 23 de dezembro. Com esta programação não faltam propostas natalícias, que afirmam a diversidade da oferta cultural de Coimbra, reforçando a atratividade e a revivificação do coração da cidade nesta época festiva. Já na noite de 31 de dezembro, Coimbra vai celebrar a entrada no novo ano com uma grande festa, com Gipsy Kings by Tonino Baliardo, Insert Coin e os Per7ume como cabeças de cartaz. Mas a festa não se esgota com estas propostas musicais. Há muito mais para ver, ouvir e dançar no coração da cidade, com vários DJs. É, mais uma vez, um programa delineado para chegar a todos, levar muita animação à Baixa e, claro, fazer desta a grande noite do ano.
Quer o Natal quer o Fim de Ano trazem, assim, uma nova magia e dinâmica ao concelho. Para além da diversificação da oferta cultural, a cidade ganha também mais vida e um novo fluxo turístico e económico.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.