Em tempo de abundância de água, a APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior quer precaver-se para os tempos de seca e, acima de tudo, acelerar o combate às perdas de água, na rede – hoje estimadas em mais de 50% nos 11 concelhos da sua área de influência.
A eficiência hídrica é o foco de um projeto de larga escala, no âmbito do Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água da APIN, e que ascende a cinco milhões de euros.
É neste contexto que surge o investimento, ontem anunciado, para o concelho de Alvaiázere, que tem um valor global de 415 mil euros, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
A APIN vai adquirir equipamentos de controlo, medição e telegestão para a antecipação de fugas de água. E vai também instalar medidores de nível nos reservatórios e medidores de pressão nas zonas de monitorização e controlo instaladas nas redes de distribuição.
Será também possível proceder à substituição de condutas com perdas elevadas – em Alvaiázere, serão 3.730 metros.
Finalmente, vai também ser comprado software de telemetria (para a monitorização de perdas e fugas) e software de otimização de programas de receção de perdas e fugas.
Na sessão de apresentação destes investimentos, ontem, o presidente do conselho de administração da APIN admitiu que o grande objetivo da empresa é reduzir as perdas, na rede, de 50% para 20%. Quando? João Miguel Henriques sorri e não arrisca, mas insiste: “Gostaria de conseguir”..
A APIN tem em curso no concelho de Alvaiázere outras três empreitadas de extensão dos sistemas de águas residuais – na vila (no valor de 65.135 euros), em Barroso (755.774 euros) e em Vale de Tábuas (812.744 euros). O investimento total é, então, de cerca de 1,6 milhões de euros, estando prevista a conclusão até ao segundo trimestre de 2023.
Já concluídas estão as empreitadas de remodelação da Rede de Águas da Pombaria, num total de 300 m de rede (cerca de 10 mil euros), e a 1.ª fase da manutenção e reabilitação do Reservatório e Estação elevatória de Água do Casal da Rainha (7.500 euros).
APIN investe 415 mil euros em eficiência hídrica
#APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte #eficiência hídrica #investimento