SMTUC aumenta 6,11% o preço dos bilhetes pré-comprados e de motorista

Spread the love

DB/Ana Catarina Ferreira

No próximo ano, quem adquirir bilhetes a bordo dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) ou carregar previamente os cartões “Viagem conVIDA” com deslocações vai pagar mais 6,11 por cento do que paga atualmente. Quanto aos passes, não haverá aumentos para o próximo ano, mantendo-se desta forma os valores já pagos atualmente.
A proposta irá ser hoje analisada e discutida na reunião do executivo municipal e decorre da resolução aprovada em Conselho de Ministros do passado dia 6 de setembro em que foi determinado “o não aumento de “passes do transporte público” e a manutenção, durante esse ano, do tarifário vigente em 2022 para os títulos de transporte da CP, referente aos serviços regulares, pelo que o aumento de tarifário que possam estar abrangidos pelo limite da Taxa de Atualização Tarifária (TAT)de 6,11 por cento, apenas se aplica a títulos e tarifas de transportes ocasionais”, refere a informação dos serviços.
Na prática, o Estado irá alocar uma verba adicional ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos em 2023, assumindo desta forma e apenas os encargos relativos aos detentores dos passes de transportes públicos.

Novos preços
Desta forma, e fazendo as contas, um bilhete de bordo passará a custar mais 10 euros – de 1,60 para 1,70 euros. Relativamente aos pré-comprados, e somada a TAT proposta, as subidas poderão ser entre os 13 e os 39 centimos, mas o DIÁ-RIO AS BEIRAS sabe que a empresa irá proceder a arredondamentos, de forma a facilitar os valores a serem pagos pelos utilizadores. O mesmo aumento irá acontecer no bilhete 1 Dia, devendo este título (em princípio) passar dos 3,50 euros para os 3,70 euros. A proposta final será conhecida na reunião em que serão conhecida as Grandes Opções do Plano para o próximo ano.

E a Ecovia?
Esta medida também poderá ser aplicada na bilhética de quem utiliza o Sistema Ecovia. Mas, segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, estes bilhetes que podem ser utilizados em toda a rede e que conferem o direito a estacionamento gratuito nos parques afetos ao sistema irão sofrer uma alteração. A mudança está, neste momento, a ser estudada pela administração dos SMTUC e irá envolver, também, os passes para as entidades com quem os serviços têm acordo.

Incentivar à compra de passes
O não aumento do valor dos passes mensais tem como objetivo estimular a sua compra em detrimentos dos títulos individuais e, desta forma, levar a uma maior fidelização dos utilizadores nos SMTUC.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.