Opinião: O que espera do Campus da Universidade de Coimbra?

Posted by

Um Campus universitário é composto das várias faculdades da Universidade, com bibliotecas, cafetarias, residências para os alunos, ginásios e espaços verdes.
Pretende-se assim, que os estudantes desenvolvam a sua atividade no Campus, encontrando tudo o que necessitam para os seus estudos e opções de lazer.
É isto que vamos ter na Figueira da Foz? Em caso afirmativo, será excelente, pois esperam-se resultados positivos a vários níveis:
-Conhecimento, investigação, que terá como consequência o desenvolvimento da indústria local, promovendo-se uma estreita articulação entre a ciência e o tecido empresarial, de forma a colocar em prática os conhecimentos adquiridos, durante a frequência dos cursos como também a existência de estágios curriculares e profissionais. Fomentará o empreendedorismo, podendo atrair novas industrias, que tão necessárias são para a Figueira da Foz, com vista à fixação de jovens;
– Mais juventude, no município mais envelhecido do distrito de Coimbra, parece fundamental, pela alegria, criatividade e irreverência;
-Desenvolvimento da economia local, com foco no mercado habitacional, esperando que a Câmara Municipal da Figueira da Foz tenha em funcionamento um plano habitacional vocacionado para os jovens, pois a problemática do arrendamento nesta cidade é uma das principais preocupações, dado que ou é inexistente, ou são praticados preços exorbitantes e insustentáveis para a maioria dos jovens que virão estudar.
Assim sendo, espero que o Campus Universitário se constitua efetivamente como um polo de desenvolvimento local.
Após os anúncios e a colocação de uma placa, há que concretizar, com vista ao futuro da Figueira da Foz.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.