Opinião: O hábito da leitura e a saúde

Posted by
Spread the love

A reflexão de hoje passará por partilhar com os nossos leitores, o quão saudável e agradável é desfrutar e apreciar o hábito da leitura.
Olhando hoje para os livros, vejo como eles detêm um passado, um infindável conhecimento, uma história e/ou a história da civilização e de tantas outras vivências que nos transportam para o conhecimento, sonho, vidas imagináveis, um infindável turbilhão de sentimentos. E tão bem servem para “preservar o passado”, resultando de uma compilação cuidada, que detém toda essa riqueza e que após décadas, se pode continuar a apreciar.
Assim como a civilização evoluiu, a praxis da leitura sofreu de igual modo transformações durante décadas.
Estranho e possivelmente curioso talvez, é saber-se que nem sempre existiu a leitura individual, silenciosa, que hoje experienciamos em momentos do nosso quotidiano, desde o aconchego do quarto, ao banco de jardim, à biblioteca, à mesa de café ou até no transporte para um, qualquer destino.
Essa leitura silenciosa terá nascido na idade média, com uns monges que tinham o dever de “copiar” manuscritos, criando assim livros inclusivamente adornados com ilustrações. Todo este trabalho necessitava de ambiente harmonioso onde o silêncio era imperioso, para que permitisse assim, um trabalho, uma leitura precisa e atenta. Deste modo essa prática, tornou-se num hábito.
A contrastar com este modo silencioso de leitura, destacaram-se as sessões de leitura pública, chamemos-lhe assim, pois serviam de entretimento em épocas passadas e possivelmente semelhantes (récitas), aos dos tempos modernos e que terão o mesmo propósito certamente!
No entanto nem sempre os leitores tiveram a vida facilitada, pois sempre houve aqueles dogmáticos que desconfiavam desse “poder” e certamente as mulheres também elas, sentiram a vida outrora estagnada.
Assim a leitura de um livro servirá para distrair, passar o tempo, inclusivamente uma fonte de conhecimento, de companhia, de deleite ou até de consolo, favorecem trazendo benefícios para a saúde mental, física, pois a leitura faz com que o cérebro funcione melhor. Também os idosos ao manterem uma atividade cerebral ativa com a leitura, poderão assim estarem a cuidar da sua saúde mental, em particular.
A leitura alarga um vasto leque de criatividade, de imaginação de vocabulário, de estímulo, facilitando a escrita, simplificando a compreensão, melhorando significativamente a comunicação entre humanos, ajudando, na vida estudantil e profissional.
Haverá a possibilidade de todo o ser humano, ter acesso à leitura? Sim, tanto mais que nos dias de hoje comprar, partilhar, online, ou simplesmente em bibliotecas, serão todas as variedades de soluções.
Saliento ainda, que incutir a leitura desde cedo às crianças, será de facto benéfico e fará todo o sentido.
Então pela “nossa saúde”, deveremos ler diariamente, um pedaço de um livro, uma revista e como não poderia deixar de ser uma página de um jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.