Opinião: O Brasil no Pós-Eleições

Posted by
Spread the love

Continuam por todo o país manifestações contra os resultados eleitorais registrados no dia 30 de outubro. Apesar de levantados os bloqueios registrados nas rodovias federais, muito por conta do Supremo Tribunal Federal (STF) ter decretado pesadas multas aos manifestantes, os atos políticos oposicionistas seguem por todo o país. Grupos de manifestantes contra a eleição de Lula da Silva, aglomeram-se em frente de quartéis do exército em praticamente todos os Estados do país, solicitando intervenção militar das forças armadas para revogar o resultado do pleito. Hoje, por ocasião da celebração da Proclamação da República, espera-se atingir o ápice da contestação, estando previsto o maior ajuntamento de pessoas nas imediações do Quartel General do Exército em Brasília.
Na última semana, os mercados financeiros reagiram negativamente a equipa de transição de Governo, que conta com 18 condenados ou suspeitos de crime de corrupção, e ao discurso do Presidente relativamente a políticas relacionadas a tetos de gastos e estabilidade fiscal. Repercussões evidenciadas na valorização expressiva do dólar face ao Real (superior a 5% em apenas 5 dias) e com a Ibovespa (índice que reúne as maiores empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo), a registrar a sua maior queda desde junho (com mais de R$ 156 bi de perdas).
Notícias relativas a flexibilização de medidas de combate a Covid-19 na China ajudaram a acalmar os mercados financeiros, com a Ibovespa a reagir positivamente impulsionada pelos papéis de empresas ligadas a commodities metálicas – Vale, Gerdau.
A decisão do governo entrante em adiar a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) de Transição, que viabiliza pagamentos extras não considerados no Orçamento de 2023 (parte das promessas eleitorais do Partido dos Trabalhadores), acalmou os investidores do mercado financeiro que aguardam mudanças do texto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.