Opinião: Figueira: Ecossistema de Inovação

Posted by
Spread the love

Em termos europeus, as instituições de ensino superior sempre desempenharam um papel essencial no desenvolvimento de novas tecnologias e inovações. Num momento em que uma nova era económica se perspectiva no horizonte, factores como o conhecimento, criatividade e a informação assumem-se como ingredientes essenciais para as empresas competirem num mercado global, aberto e competitivo.
Com o seu portefólio de investigação pronunciado e uma natureza cada vez mais internacional na área da inovação, a Universidade de Coimbra assume um papel fundamental na promoção de um ambiente propício à transferência de conhecimento e tecnologia, trazendo ideias de instituições de investigação para o setor empresarial regional e local, o recrutamento pela indústria de doutores e investigadores, a exploração do conhecimento científico especializado, ou o estabelecimento de sinergias entre municípios, empresas e universidades que poderão resultar na criação de novos projectos com capacidade multiplicadora.
O Biocant Park em Cantanhede ou o Instituto Pedro Nunes em Coimbra são excelentes exemplos de cooperação entre o conhecimento académico e o mundo empresarial. Já mais recentemente, a abertura de um Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz contribuirá decisivamente para atrair um conjunto de quadros altamente especializados na área cientifica, de engenharia e de tecnologia.
O conhecimento cientifico altamente qualificado contribuirá assim para dinamizar e capacitar as industrias e empresas já existentes na Figueira da Foz, aumentando os seus níveis de produtividade e competitividade enquanto se adaptam aos desafios futuros da nova era económica. Um novo ecossistema de inovação, transferência de conhecimento e tecnologia poderá estar a emergir na cidade, juntando os diversos actores locais e regionais num projecto com enorme valor acrescentado para o país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.