“Natal Serrano” guiado pelas estrelas mas sem Pai Natal

Posted by
Spread the love

DR

Para aqueles que apreciam “o mais autêntico espírito natalício, em que não há lugar para o Pai Natal”, Pampilhosa da Serra é o destino em dois fins de semana alargados de dezembro.
De 7 a 11 de dezembro – aproveitando a ponte do feriado – e de 16 a 18 de dezembro, o Mercado Municipal é o palco de um ambiente em que convivem artesãos e vendendores de produtos endógenos e gastronómicos, como é o caso da filhó espichada, que se afirma com um espaço próprio no certame.
“A nossa aposta é na recriação do Natal genuinamente serrano, em que não existe a figura recente do Pai Natal, com a família à volta da lareira, o presépio, as filhós e o sapato na lareira”, explica o presidente da autarquia, Jorge Custódio.
Atendendo a que o concelho aposta também nas ciências espaciais e na observação do céu, o presidente da câmara usa uma figura de estilo para desafiar os visitantes a seguirem “a estrela do presépio até ao tesouro da Pampilhosa da Serra”.
A 6.ª edição do Natal Serrano – que não se realizava desde 2019 – inclui a confeção ao vivo da famosa filhó espichada em oito espaços diferentes, dinamizados por cada uma das juntas de freguesia do concelho.
A iniciativa tem uma vertente solidária porque a receita financeira realizada reverte a favor da Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra e da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.
Ao mesmo tempo, a gastronomia regional é levada à mesa por coletividades do concelho, com sopa em panelas de ferro e tibornada de bacalhau.
“Quem vier à Pampilhosa da Serra vai encontrar um cenário único, com as ruas cobertas de mato, como era antigamente, recriação de casas antigas e uma eira da brincadeira para as crianças, onde não há computadores, tablets, consolas de jogos, nem televisão”, sublinha Jorge Custódio.
Pelo contrário: as crianças vão poder construir os seus próprios brinquedos e brincar como noutros tempos, contando para isso com a ajuda de um artesão.
Durante todos os dias do certame a música está presente, com a participação de Augusto Canário, David Antunes e Jéssica Cipriano, além do Grupo dos Antigos Orfeanistas de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.