Mata do Bussaco com programa de Natal para atrair visitantes

DR

A Mata Nacional do Bussaco vai ter, pela primeira vez, um programa de Natal, que inclui uma exposição de presépios e vários concertos, de forma a “atrair visitantes em época baixa”, revelou o presidente da Fundação.
“A programação de Natal foi pensada para levar mais visitantes à Mata Nacional do Bussaco, numa altura em que é menos visitada, pois não há tantos dias de sol. Para trazer visitantes o ano todo, é preciso criar diferentes estímulos”, justificou o presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte.
Em declarações à agência Lusa, Guilherme Duarte evidenciou que se trata de mais um atrativo para tentar diminuir a sazonalidade das visitas a este espaço, que é mais procurado nos meses em que há mais sol.

Concertos de Natal e exposição de presépios
“Estão previstos alguns concertos ligados à época natalícia e uma exposição com cerca de 200 presépios, no Convento [de Santa Cruz do Bussaco]”, revelou o responsável.
A Mata Nacional do Bussaco acolhe no dia 7 de janeiro de 2023 o Concerto de Ano Novo, com o grupo Coimbra Gospel.
“Vamos ter também outros concertos com artistas locais e o Cantar de Janeiras. A calendarização dos eventos está a ser feita em articulação com a Câmara Municipal da Mealhada e a Junta de Freguesia do Luso, de forma que não se sobreponham eventos”, referiu.
A exposição de presépios será inaugurada em 2 de dezembro e poderá ser visitada até ao dia 08 de janeiro de 2023.
“É composta por uma coleção com cerca de 130 presépios, da professora Maria Cavaco Silva, para além de ter ainda presépios de colecionadores regionais. Ao todo, estarão expostas cerca de duas centenas de presépios”, informou.
De acordo com o presidente da Fundação, estarão patentes “algumas peças valiosíssimas”, que ficarão instaladas junto ao presépio do Convento [de Santa Cruz do Bussaco], que conta com mais de 300 anos.
A par disto, a Mata Nacional do Bussaco terá, pela primeira vez, “alguns apontamentos” de iluminação para assinalar o Natal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.