Lousã organiza iniciativas para dinamizar o concelho e o comércio local no Natal

Posted by
Spread the love

DR

A programação de Natal elaborada este ano pelo município da Lousã inclui diversas atividades para dinamizar o concelho e comércio local, de quinta-feira a 08 de janeiro de 2023.

A Câmara Municipal informou que, até ao dia 30 de dezembro, em parceria com a Associação Empresarial Serra da Lousã (AESL), está em curso a iniciativa “Lousã, Comércio Comvida”, que, através das compras no comércio local, habilita os participantes a um prémio no valor de mil euros em compras.

“Durante o mesmo período decorrerá o concurso de Montras de Natal”, referiu o município numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Está previsto o “Natal no Candal”, promovido pela Associação de Convívio e Melhoramentos do Candal (ACMC), que contempla, para além da iluminação da aldeia, diversas atividades, designadamente durante o dia 18 de dezembro, quando será realizada uma chegada do Pai Natal, espetáculos e peças de teatro.

O programa inclui mais uma edição do “Mercado de Natal da Peralta”, organizado pela Associação Princesa Peralta, assim como o espetáculo “Baila Com Todos”, no dia 03 de dezembro, que pretende assinalar também o Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência.

No dia 09 de dezembro, a Igreja Matriz da Lousã acolhe mais um espetáculo intitulado “Coros do Sagrado e do Profano”, com a participação do Coro Lausus, da Lousã, e do Coro da Casa do Povo de Miranda do Corvo.

Já nos dias 10 e 11 de dezembro, o centro urbano da vila acolhe o Mercado de Natal, que terá lugar no Parque Municipal de Exposições, onde vão estar bancas de artesanato e de petiscos, assim como animação.

Na Praça Sá Carneiro decorre a iniciativa “Aqui há Natal”, que vai ter diversas vertentes, com momentos de animação, com viagens de “tuk tuk” e de trenó, casa do Pai Natal, entre outras.

O município preparou um festival de patinagem, uma aula de Hidroginástica alusiva a esta época festiva, bem como animação pelas ruas da vila.

No dia 17 de dezembro decorrerá o Concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Lousanense, na Igreja Matriz da Lousã.

A autarquia promove ainda, de 17 a 23 de dezembro, a Semana Aquática de Natal, com a realização de várias atividades, uma corrida de Natal e ainda mais uma edição das Férias Ativas “Natal 2022”.

Trata-se de um programa “dinâmico, com uma oferta variada e adequada à quadra que vivemos, com atividades diversas e que, para além de conferir mais alegria e magia a esta época festiva, é mais um estímulo ao comércio local e uma forma de dinamização económica”, disse, citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes.

O presidente da AESL, Carlos Alves, “destacou a importância deste programa e do dinamismo que gera no comércio local”.

Além das diversas atividades, vai estar em funcionamento a iluminação natalícia em alguns pontos da vila.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.