Góis pretende reafetar verbas do Valorizar para construir centro de BTT

Posted by
Spread the love

O município de Góis pretende construir um centro de BTT e capacitar o Parque da Monteira com a reafetação de verbas do programa Valorizar, que estavam alocados a projetos concelhios que não foram executados.

Depois de uma reunião no Turismo de Portugal, em outubro, a autarquia liderada por Rui Sampaio recebeu na manhã de hoje a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que deixou antever uma resposta positiva, embora a resposta oficial do Turismo de Portugal apenas seja conhecida na próxima semana.

“O Turismo de Portugal está a analisar e, numa primeira análise, sem prejuízo de uma análise mais técnica, parece-me que estas duas componentes podem substituir a componente que não foi executada”, disse a governante, na sua intervenção, no salão nobre da autarquia.

O projeto Góis SmartLand, constituído por vários subprojetos, foi aprovada pelo programa Valorizar, com um apoio de 400 mil euros, dos quais foram executados 68.754 euros.

Para isso, contribuiu o facto de a requalificação e musealização da Casa Alice Sande ter obtido parecer favorável condicionado da Direção Regional da Cultura do Centro, que impossibilita, para já, o avanço do projeto, que contava com um apoio de 327 mil euros.

“Deste modo, foi solicitada a possibilidade de análise de reajuste financeiro em dois projetos, que se considera irem ao encontro da estratégia delineada pelo Turismo de Portugal, com impacto no território, que possuem um enquadramento à escala intermunicipal”, explicou o presidente da Câmara de Góis, Rui Sampaio.

O autarca pretende, com a reafetação das verbas, construir o Centro BTT/Centro Cyclin Portugal Góis, no Parque do Baião, e capacitar o Ciclo da Truta (aquicultura para fins técnicos e pedagógicos no Parque da Monteira), que representam investimentos superiores a 300 mil euros.

Aos jornalistas, a secretária de Estado do Turismo estimou hoje que Portugal atinja até ao final do ano um novo recorde de receitas turísticas, ultrapassando os 18 mil milhões de euros contabilizados em 2019.

“Continuamos muito entusiasmados com os resultados que teremos até final do ano e perspetivamos que vamos novamente quebrar um novo recorde nas receitas turísticas”, salientou Rita Marques, em Góis, no distrito de Coimbra, durante uma visita de trabalho.

A governante frisou que Portugal terminou o ano de 2019 com 18 mil milhões de receitas “e este ano provavelmente ficar-se-á acima desse número, quiçá chegando aos 20 mil milhões de euros”.

A secretária de Estado do Turismo considerou que estes números serão “um motivo de orgulho” e mostrou-se muito grata ao setor, desde os empresários e autarcas que trabalharam com a tutela, “no sentido de garantir que o país tem todas as condições, depois da pandemia [covid-19], para continuar a acolher bem quem o quer visitar”.

Num balanço ao programa Valorizar, que, entretanto, foi substituído pelo programa Transformar, Rita Marques salientou o apoio a mais de 750 projetos, num investimento do Turismo de Portugal que ultrapassou os 100 milhões de euros a fundo perdido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.