Futebol para cegos: Sport foi à Bélgica para crescer

Spread the love

DR

Mais um passo no crescimento da equipa de futebol para cegos do Sport. A equipa esteve, no passado fim de semana, na Bélgica, para um intercâmbio com o Charleroi.
Tudo começou “com um contacto pelo facebook por parte do Daniel Cardoso”, contou, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o treinador desta equipa, Márcio Sousa.
“O Daniel acabou por ser convidado para ir jogar um torneio na Alemanha juntamente com o Jorge Ramos, e depois surgiu o convite para este amigável, para conhecer a estrutura e a forma de trabalho”, recorda.
A experiência deixou no ar “várias ideias, inclusivamente uma liga conjunta de Portugal e Bélgica”.
Durante dois dias houve tempo para fazer dois jogos e o treinador admite que “foram importantíssimos”. “Empatámos um e quase empatávamos o outro e foi bom para testar o nosso nível, porque treinámos muito mas nunca tínhamos jogado com uma equipa de nível alto”, justificou Márcio Sousa.
“Esta equipa é a base da seleção da Bélgica, que estava na divisão A do Europeu”, destaca o treinador do Sport.
Daniel Cardoso e Jorge Ramos voltam a juntar-se ao Charleroi este mês de dezembro “para disputar o Campeonato Europeu de Clubes”, prova que também o Sport quer disputar no próximo ano.
“Esperemos ter ajudas da junta de freguesia e da câmara, porque queríamos disputar o Europeu de Clubes na próxima época”, diz Márcio Sousa.
Bélgica, França, Espanha, Alemanha, Roménia, Itália e Inglaterra são os países com equipas nesta competição, sendo que há uma ronda em cada um dos países. “Quem recebe arca com os custos de alimentação e estadia. São custos altos, mas que baixam muito com planeamento antecipado”, garante Márcio Sousa.

Próximas iniciativas
O intercâmbio com o Charleroi prevê a vinda a Coimbra dos belgas em fevereiro. “Estamos a tentar que venha outra equipa belga com eles para fazer um torneio”, diz o responsável.
Até lá, está marcado “um jogo amigável com o CAC Pontinha [equipa criada por ex-jogadores do Sport] a 17 de dezembro, no pavilhão 3 do Estádio Universitário”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.