Festival gastronómico de sopas e doces em Pombeiro da Beira

DR

O próximo domingo vai ser uma espécie de festa das coletividades de Pombeiro da Beira, no concelho de Arganil. Todas à volta da mesa, vão confecionar sopas e doces tradicionais num evento gastronómico e cultural que assinala quatro edições já realizadas. São 14 comissões de melhoramentos e associações presentes, de um total de 15 existentes na freguesia, uma vez que os moradores da aldeia de Covais não se conseguiram organizar a tempo para participar. Presentes vão estar as aldeias dos Couços, Eira Velha, Alcaria, Casal do Frade, Aveia, Maladão, Salgueiral, Vilarinho do Alva, Chapinheira, Comissão de Festas da Nossa Senhora do Loureiro, Comissão da Capela da Santa Quitéria, Grupo Motard “Rebenta A Bolha” e APPACDM de Arganil, sob organização da Associação Juvenil “Os Columbinos”. O IV Festival de Sopas e Gulodices da Aldeia abre às 13H00 com animação musical do Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos”, de Pombeiro da Beira.

Pela primeira vez em novembro
Vítor Pedroso, presidente da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira, recorda que a iniciativa foi transferida de julho para novembro devido ao falecimento de “uma pessoa muito querida”.
Destacando que será o grupo folclórico da freguesia a animar o certame, o autarca local garantiu qu “cada uma das coletividades vai trazer aquela que é a sua melhor iguaria de sopa”, desde a sopa da pedra, rabo de boi, sopa de bacalhau e grão-de-bico.
“Será cobrado um valor de cinco euros pelo kit distribuído, com tigela, caneca, talheres e guardanapo, que permite provar todas as sopas e uma sobremesa e, quem quiser, pode levar a malga e a caneca para casa”, concluiu o autarca local.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.