Faculdade de Economia comemora “50 anos a construir o futuro”

Spread the love

A partir do próximo dia 2 de dezembro de 2022 – e durante um ano –, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) abre-se à cidade para comemorar meio século de existência, oferecendo um vasto conjunto de iniciativas científicas e culturais.
Ontem, na apresentação da evento “FEUC, 50 anos a construir o futuro”, Álvaro Garrido, diretor da instituição, disse que a programação apela a um forte envolvimento da faculdade, dos seus docentes e estudantes, no debate e resolução dos grandes problemas do nosso tempo”.
As comemorações têm início a 2 de dezembro (dia em que a FEUC celebra 50 anos), com uma conferência proferida por Elisa Ferreira, dedicada ao tema “Território e desenvolvimento económico”. Ao longo do ano, vão decorrer várias iniciativas (ver programa), que culminarão, em dezembro de 2023, com uma conferência de encerramento por Boaventura Sousa Santos.
Além das iniciativas transversais, estão previstas outras atividades. “5 Dimensões para 5 Décadas” inclui um ciclo de conversas (talks), um clube de leitura (com docentes a comentar livros de referência do pensamento económico e social), a projeção de filmes seguida de debate, registos em vídeo de projetos de investigação, e um conjunto de entrevistas a docentes da FEUC que ficará disponibilizado nos canais de divulgação da faculdade. Este conjunto de “micro-iniciativas” terá mediação da agência cultural Gerador.
Com cerca de 2.700 alunos, 100 docentes e 30 funcionários, a FEUC “está muito dinâmica”. Também por essa razão, Álvaro Garrido rejeita uma “abordagem passadista ou nostálgica” nestas comemorações.
“O que nos interessa é mesmo o futuro da faculdade. São os próximos 50 anos”, afirmou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.