Contas do município de Vila Nova de Poiares deverão sair do vermelho em 2025

Posted by
Spread the love

DR

Vila Nova de Poiares está na lista dos 20 municípios que ultrapassaram o limite de endividamento permitido por lei em 2021, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses ontem apresentado.
Não é uma situação nova para este município da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) porque já está sinalizado desde 2013, assim que o atual presidente da autarquia João Miguel Henriques assumiu funções.
Por isso, foi contraído em 2014 um empréstimo ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) a um prazo de 25 anos para o reequilíbrio financeiro, recordou ontem o edil do PS que, há quase uma década, sucedeu a Jaime Soares (PSD).
O responsável afirma que “é um problema que herdámos”, acrescentando que “estamos a cumprir o que está definido no plano de ajustamento municipal”.
A dívida da Câmara de Vila Nova de Poiares em 2013 era de cerca de 20,5 milhões de euros, o que representava 4,7 vezes mais do que a média da receita líquida corrente cobrada nos três últimos exercícios financeiros, agora reduzida para 13 milhões de euros, mesmo assim duas vezes mais que a média da respetiva receita.
Continua, portanto, acima da fasquia dos 1,5 vezes da média da receita corrente líquida cobrada nos três anos anteriores, o que mantém este município na lista dos mais endividados, de onde deverá sair em 2025, perspetiva João Miguel Henriques.
Até agora, a recuperação financeira “está em linha com o plano de ajustamento fixado e cumprido rigorosamente”, com cerca de 10 por cento do orçamento municipal anual aplicado ao serviço da dívida. Mesmo assim, o autarca de Vila Nova de Poiares garante que o município paga aos fornecedores a um prazo inferior a uma semana.

Fornos de Algodres é o que tem maior dívida relativa
Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, a lista de câmaras que ultrapassaram os limites de endividamento é encabeçada por Fornos de Algodres, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António, Cartaxo, Nordeste, Nazaré e Fundão.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é da autoria de um grupo de investigadores, desde 2004, sob coordenação da professora Maria José Fernandes, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e do Centro de Investigação em Ciência Política – Universidade do Minho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.