Cinco concelhos da região de Coimbra celebram contratos para alojar 112 pessoas

Posted by
Spread the love

Cinco concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra já celebraram 14 contratos de comparticipação referentes a um investimento de 2,2 milhões de euros para 60 alojamentos de emergência com capacidade para 112 pessoas.

Os 14 contratos de comparticipação com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) foram assinados pelos municípios de Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua e Figueira da Foz (através da empresa municipal Figueira Domus), afirmou hoje a CIM Região de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a CIM, há ainda três candidaturas submetidas (da Figueira da Foz e Pampilhosa da Serra), para um investimento adicional de cerca de 400 mil euros, para mais nove alojamentos, com capacidade para 16 pessoas.

De acordo com a mesma nota, a CIM tem assinado vários protocolos de colaboração com os municípios para candidaturas ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário.

Este apoio financeiro, com comparticipação do IHRU, destina-se a financiar centros de acolhimento temporário, centros de acolhimento de emergência social e apartamentos de transição.

“Este investimento visa criar uma resposta estruturada e transversal para as pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência (devido a acontecimentos excecionais ou imprevisíveis ou a situações de risco iminente) ou de transição (situações que, pela sua natureza, necessitam de respostas de alojamento de acompanhamento antes de poderem ser encaminhadas para uma solução habitacional definitiva)”, esclareceu a Região de Coimbra.

No âmbito deste instrumento, os municípios ficam responsáveis pela execução dos projetos e a comunidade intermunicipal assegura a gestão técnica e garante “uma visão geral e integrada dos alojamentos urgentes e temporários” na região.

“A CIM Região de Coimbra vai continuar o trabalho conjunto com os municípios e o IHRU para preparação e submissão das candidaturas de todos os municípios”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.