CIM Região de Coimbra representante portuguesa na Agenda Urbana do Turismo Sustentável da UE

Posted by

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra informou que foi escolhida, pelos diretores-gerais de Assuntos Urbanos da Comissão Europeia, para ser o parceiro português na nova parceria da Agenda Urbana para a União Europeia (AUUE) no Turismo Sustentável.

A parceria Turismo Sustentável integra um total de 29 parceiros, tendo Génova (Itália) e Galați (Roménia) como cocoordenadores.

Numa nota enviada à agência Lusa, o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, destacou que o Turismo Sustentável é fundamental para o desenvolvimento do setor e “crítico para a Região de Coimbra”.

“É uma parceria que vai agregar muito o nosso território, trazendo-lhe variados benefícios na área da sustentabilidade e é uma enorme responsabilidade ser o representante português nesta iniciativa da Comissão Europeia”, acrescentou.

O também presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho evidenciou que a Região de Coimbra pretende ser uma região turisticamente sustentável, apesar de reconhecer que se trata de uma meta ambiciosa.

“Teremos de desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais. Para isso, contamos com todos os atores, públicos e privados, para mostrar aos turistas comportamentos positivos no que à sustentabilidade diz respeito”, indicou.

Nos próximos três anos, esta nova parceria trabalhará com o objetivo de “co-conceber e co-implementar ações práticas para o sucesso da Agenda Urbana, criando sinergias com as 14 parcerias anteriores”.

O início total dos trabalhos está previsto para o início de 2023.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.