Câmara da Figueira da Foz sofre ataque informático

Posted by
Spread the love

DR

A generalidade dos serviços da Câmara da Figueira da Foz foi alvo de um ataque informático. A ocorrência tem data de sábado e foi detetada ontem.

Neste momento, técnicos de informática estão a tentar repor o acesso ao sistema. Entretanto, já foi recuperado um dos dois servidores do município. O ataque também atingiu os equipamentos de armazenamento de ficheiros e programas informáticos, desconhecendo-se, por enquanto, se poderão ser recuperados.

Em declarações aos DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da autarquia, Santana Lopes, adiantou que o ataque informático “afetou a generalidade dos serviços da câmara”. O Departamento de Urbanismo e a Divisão de Contabilidade também foram afetados. O ataque aconteceu numa altura em que está a ser elaborado o Orçamento do Município para 2023. “Ainda não estamos em condições de dizer se os ficheiros infetados foram perdidos (ou se poderão ser recuperados)”, ressalvou

O autarca acrescentou que dificilmente será reposto o sistema na sua totalidade antes de um ou dois dias de trabalho dos técnicos. Por outro lado, Santana Lopes garantiu que os autores do ataque não exigiram resgate. Não obstante, afiançou que o executivo camarário acionou todos os procedimentos legais, ou seja, comunicou a ocorrência às autoridades.

Santana Lopes garantiu que o sistema informático do município cumpre os requisitos de cibersegurança. No entanto, como tem acontecido noutras instituições – incluindo militares – e empresas do país, os piratas acabam por encontrar formas de derrubar as barreiras de segurança informática.

“Estamos a trabalhar intensamente. Pedi a todos os trabalhadores para se manterem nos seus postos de trabalho. Continuamos a trabalhar serenamente. Temos de ser pacientes, eficazes e rápidos”, concluiu Santana Lopes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.