Boa qualidade do ar contribuiu para o Galardão ECOXXI para Oliveira do Hospital

Posted by

DR

A boa qualidade do ar no concelho e a respetiva informação prestada ao público por parte do município foi dois dos critérios avaliados positivamente pela Associação Bandeira Azul da Europa que determinaram a atribuição do Galardão ECOXXI a Oliveira do Hospital. De todos os 22 critérios cumpridos a 70%, o concelho distinguiu-se também pela especial “Promoção da Educação Ambiental” e “Cidadania, Governança e Participação”.
Assim, Oliveira do Hospital faz parte do lote de 54 municípios (19% dos existentes) que podem ostentar o Galardão ECOXXI 2022, neste caso em linha de continuidade com os últimos nove anos, em que o concelho sempre foi reconhecido pelas “boas práticas de sustentabilidade”.
A Bandeira Verde foi entregue ao vice-presidente e vereador do Ambiente e Sustentabilidade, Nuno Oliveira na cerimónia ECOXXI 2022 realizada no fim do mês de outubro.
Nuno Oliveira considera que este resultado “reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município, na afirmação de Oliveira do Hospital como um concelho sustentável e com qualidade de vida, facto que tem sido elogiado e reconhecido, sucessivamente, por diferentes entidades externas”.
O autarca acrescenta que o desafio da sustentabilidade ambiental é das autarquias, mas também dos cidadãos e empresas, designadamente na “proatividade em áreas como a eficiência energética, aproveitamento de águas pluviais e de resíduos”.

Economia circular
Em conclusão, Nuno Oliveira defende que “a economia circular será, cada vez mais, um contributo indispensável para uma melhor gestão generalizada e consequente rentabilização e racionalização dos nossos meios e recursos”.
Alguns dos mais importantes critérios avaliados são a “Gestão e Conservação da Floresta”, “Qualidade da Água para Consumo Humano”, “Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos” e “Valorização do Papel da Eficiência Energética na Gestão Municipal”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.