Agrupamento de Escolas de Arganil é 100 por cento Eco-Escolas

DR

Pelo sétimo ano consecutivo, todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Arganil foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas, o que significa que se trata de um Agrupamento 100 por cento Eco-Escolas.
Assim, a bandeira foi hasteada em todos os Jardins de Infância, EB 1 e EB 2 e 3 do concelho. No Jardim de Infância e EB1 de Arganil, estabelecimento escolar que recebeu este galardão pela 9.ª vez, esta cerimónia foi conduzida pelo coordenador da escola, Jorge Silva, contou com a presença de Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas, Luís Almeida, vereador da educação da Câmara de Arganil, Pedro Alves, presidente da Junta de Freguesia de Arganil, e Elisabete Luzio, em representação da Associação de Pais, bem como dos professores e alunos, que procederam a algumas leituras e cantaram músicas alusivas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
A diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Aoares, começou por agradecer aos professores, educadores, assistentes operacionais, encarregados de educação e restantes parceiros deste projeto que “envolve toda a comunidade, por um bem maior que é a saúde ambiental”.
“Temos de trabalhar na positividade”, até porque “temos a Paisagem Protegida da Serra do Açor, que é a maior relíquia que temos, com espécies únicas, e temos que preservá-la”, lembrou.
Pedro Alves, congratulando-se com o facto de os alunos serem “amigos do ambiente”, sublinhou que “cuidar do planeta é um trabalho de todos, dos mais pequenos e dos mais crescidos”.
Reforçando que “todos nós podemos ajudar a que o planeta continue vivo”, o presidente da Junta de Arganil exemplificou que “para isso, bastam alguns gestos simples, como não deitar lixo para o chão, poupar água e luz, participar nas campanhas de limpeza e passar essa mensagem lá em casa e aos amigos”.
Já Luís Almeida, enaltecendo que também esta escola contribuiu “para que o Agrupamento de Escolas de Arganil fosse um Agrupamento 100 por cento Eco-Escolas”, alegou que “a bandeira que, hoje, é içada é uma mensagem que estamos aqui a transmitir”.
O vereador da educação da Câmara de Arganil elogiou os alunos por serem “meninos que têm uma consciência ambiental extraordinária. Sei que poupam água, energia, que fazem compostagem e que não deitam lixo para o chão”.
“São atores das principais mudanças que queremos ver no planeta, do qual todos nós temos o dever de cuidar porque está muito doente”, acrescentou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.