27 mil compostores domésticos distribuídos no Pinhal Interior em Penela

DR

Mais de 27 mil compostores domésticos vão ser distribuídos por 11 concelhos do Pinhal Interior, no âmbito de um projeto de compostagem da empresa intermunicipal APIN, responsável pelo abastecimento de água, reciclagem e saneamento nestes territórios. Representa um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, comparticipado a 85 por cento pelo Fundo de Coesão.
De acordo com o presidente da APIN, João Miguel Henriques, o projeto prevê, a partir do próximo ano, a distribuição gratuita para destinatários de 27.504 compostores domésticos pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (distrito de Coimbra).

Compostores comunitários em instituições
Prevê ainda a entrega de 116 compostores comunitários em estabelecimentos de ensino, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e centros operacionais da APIN.
O primeiro destes compostores comunitários foi entregue ontem à tarde ao Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande.

Menos resíduos indiferenciados em aterro
Durante a sessão de apresentação do projeto, que decorreu ao final da manhã de ontem no auditório do HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos, em Penela, João Miguel Henriques disse que “é uma mais-valia do ponto de vista económico, na medida em que quanto menos resíduos indiferenciados enviarmos para aterro, menos custos vamos ter com as entidades em alta”.
Para além do impacto positivo que tal representa na fatura dos clientes, João Miguel Henriques – que também é presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares – destacou que a distribuição dos compostores será acompanhada por uma campanha de comunicação e sensibilização ambiental, denominada “Valorize a Sua Terra”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.