Resineiros receberam tratores atribuídos por candidatura ao PRR

Posted by

DR/Resipinus

Seis produtores florestais de todo o país, da Associação de Destiladores e Exploradores de Resina (Resipinus), foram os primeiros contemplados com os tratores, comprados pelo Estado português com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). É maquinaria onde também se incluem alfaias agrícolas para apoiar a atividade de resinagem e produtores florestais.
O Governo investiu 1,8 milhões de euros neste setor revelou o gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
O material foi adquirido no âmbito da Componente 12 do PRR (Bioeconomia Sustentável), que tem uma dotação global de 145 milhões de euros, sendo que a resina é um dos setores apoiados, para além do calçado e do têxtil e vestuário.
A atribuição dos primeiros tratores e respetivas alfaias, no valor de 630 mil euros, decorreu no passado sábado, em Arganil, quando se assinalava o Dia Nacional do Resineiro.
Esta fase decorreu na sequência de protocolos com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Outros 13 tratores serão cedidos mais tarde a organizações de produtores florestais, acrescentou o Ministério do Ambiente e Ação Climática, em comunicado, onde é referido um investimento adicional de 1,17 milhões de euros.

Floresta mais sustentável e reduzir os fogos
Promover “a gestão florestal sustentável, reduzir o risco de incêndio e contribuir para o desenvolvimento do mundo rural” são algumas das metas a alcançar.
Além disso, “os objetivos são incentivar a transição para produtos de base biológica de alto valor, acrescentando, em alternativa às matérias de base fóssil, e que se tornem mais eficientes na utilização de recursos”, explica o ministério de Duarte Cordeiro.
Este setor do PRR tem inscritos “33 milhões de euros para apoio específico ao setor da resina, considerando três pilares principais: fomento da produção da resina natural nacional, reforço da sustentabilidade da indústria transformadora e diferenciação positiva da resina natural e produtos derivados”.
Na vertente do “fomento da produção de resina natural nacional estão a ser desenvolvidas iniciativas para aumentar a produção de resina em Portugal e garantir níveis de autoabastecimento à indústria”, acrescenta o gabinete governamental.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.