Prémio para Lousã como um dos concelhos mais sustentáveis do país

DR

A Lousã foi distinguida como um dos municípios mais sustentáveis do país, com um índice superior a 80%, estando no “top 8” das autarquias com melhores índices de sustentabilidade municipal.
O galardão de Bandeira Verde ECOXXI foi entregue quinta-feira numa cerimónia que decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde.
O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores e 70 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.
A avaliação destes indicadores permite aferir a grande maioria das metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incidindo no planeamento e gestão de recursos, bem como na proteção e salvaguarda do património cultural e natural, dando particular ênfase ao cumprimento do ODS de Cidades e Comunidades Sustentáveis e ao da Produção e Consumo Sustentáveis.

Concelho em posição de destaque
Para a edição deste ano foram apresentadas 59 candidaturas e a Lousã destaca-se pelas boas práticas, com um índice superior a 80% no conjunto dos indicadores em avaliação.
Depois de escrutinado por aquele grupo de peritos que integram a Comissão Nacional (envolvendo 34 entidades, entre as quais se contam a Agência Portuguesa do Ambiente, a Agência para a Energia, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, entidades reguladoras e universidades), a Lousã ficou posicionada num grupo restrito de 10 municípios que obtiveram mais de 80%, constituído por Pombal, Santo Tirso, Torres Vedras, Águeda, Braga, Oeiras, Sintra, Leiria e Valongo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.