Opinião: Web Summit 2022: here we go again!

Posted by
Spread the love

Web Summit 2022 arranca amanhã para mais uma edição em Portugal. Trata-se de um dos mais importantes eventos mundiais sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação. Desde a primeira edição em território nacional em 2016, o evento cresceu e duplicou o número de participantes, que este ano se estima em cerca de 70.000 pessoas. Mas o que poderemos esperar nesta edição?
Este será o ano em que o cenário macroeconómico é mais negro: a inflação, a instabilidade e os sinais de recessão marcam a discussão pública. Para além disso, as incertezas em relação à crise energética trazem o tema da sustentabilidade (novamente) para o topo das prioridades. Face a este enquadramento, este evento coloca Portugal no centro da discussão e oferece a possibilidade de ouvir algumas das pessoas que moldarão o mundo nos próximos anos: muitos políticos e CEO’s globais estão entre os mais de 1.000 oradores. A organização do evento espera receber 2.630 startups e cerca de 1120 investidores. O que espero ver discutido e que podemos antecipar:
– Tendências atuais: Sustentabilidade, Mobilidade sem impacto e as novas Relações Laborais
– Tecnologias: Inteligência Artificial, Segurança digital, Dados e a Computação Quântica
– Futuro: Alimentação e Medicina Personalizada, a Robotização do dia-a-dia
Serão muito os #TrendingTopics a seguir nos próximos dias e, acima de tudo, procurar estar atento aos principais oradores. Destaco Changpeng Zhao, CEO da Binance; Nathan Blecharczyk, cofundador do Airbnb; Toto Wolff, CEO da equipa F1 da Mercedes; Lisa Jackson, vice-presidente da Apple; Naomi Gleit, chefe de produto da Meta (o que dirá sobre a agitação que rodeia a empresa de Zuckeberg); Amrapali Gan, CEO da OnlyFans; ou Geoff Ralston do Y Combinator. Um das talks a não perder será a de Barr Moses, fundador da Monte Carlo, uma das empresas mais reputadas no processamento de dados, e que irá falar sobre “Why to understand the true value of data”. Cerca de 90% de todos os dados gerados desde sempre foram produzidos nos últimos dois anos! Só o Google processa mais de 40.000 pesquisas – por segundo! Com tantos dados sendo criados o tempo todo, poucos foram corajosos o suficiente para assumir o papel de guardiões da qualidade dos dados e da sua integridade. Entre outras coisas, é importante refletir como são gerados e examinados os conjuntos de dados que entram em modelos de Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Metaverso ou Web 3.0.
A tecnologia afeta hoje praticamente todas as áreas da nossa vida, e será uma poderosa aliada da mudança e para a sustentabilidade do nosso modo de vida no planeta. Energia solar, eólica e hídrica, edifícios energeticamente autossuficientes, veículos não poluentes, novos materiais biodegradáveis, etc. Acredito que também nas dimensões da sustentabilidade social (diversidade, inclusão, igualdade no acesso a oportunidades), cultural e económica, a tecnologia e as startups serão o dínamo da mudança. Esta e muitas outras questões serão respondidas por novas empresas, por empreendedores que desafiam os Golias globais e que têm neste evento um palco mundial. Um dos momentos mais aguardados será o anúncio no palco principal dos finalistas da competição de Pitch, que contará também com o voto do público.
Coimbra estará presente com vários participantes durante todo o evento, prova do vibrante ecossistema tecnológico de cidade. Destaco o IPN e o programa ESA BIC Portugal, que estarão presentes no Pavilhão 3, stand E371.
Muitas razões para acompanhar este evento, pois por entre milhares de conversas furtuitas e a vitalidade fervilhante dos empreendedores, vamos ter um vislumbre do que o futuro nos reserva. Até lá!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.