Obras do Metrobus condicionam circulação na rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes

Spread the love

DR-Metro Mondego

No âmbito do desenvolvimento dos trabalhos de construção do troço urbano do Metrobus Aeminium – Hospital Pediátrico, a cargo da Infraestruturas de Portugal, será necessário implementar um plano de condicionamento de trânsito na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, no troço entre a PSP e o Mercado Municipal, indispensável à execução em segurança dos trabalhos que vão decorrer a partir da próxima terça-feira, dia 18 de outubro.
O condicionamento, que se estima durar até maio de 2023, resulta da intervenção da empresa municipal Águas de Coimbra em toda a extensão da rua, com o objetivo de remodelar as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.
Para minimizar os transtornos, os trabalhos vão decorrer na via direita ascendente, em quatro fases sequenciais, com a implementação de circulação alternada com recurso a semaforização e desvio de trânsito, à exceção dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e dos veículos para acesso local e, naturalmente, para veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) e de emergência.

Alternativas
O desvio de trânsito vai ser feito através da Rua da Manutenção Militar, da Rua de Saragoça e da Rua de Aveiro, podendo o acesso local ser assegurado através da Rua de Montarroio e Rua Pedro Rocha, sendo para o efeito a circulação pela Rua de Montarroio alterada para sentido descendente. O desvio de veículos pesados vai decorrer pela Rua da Manutenção Militar, Rua de Saragoça e Rua de Aveiro.
De forma a garantir a segurança, vão ser também criadas alternativas para a circulação pedonal, devidamente identificadas no local e permanentemente monitorizadas durante a intervenção, por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Polícia Municipal, no sentido de dotá-las das melhores condições de circulação e segurança.
Sendo este um troço de grande movimento e afluência, recomenda-se o uso de vias alternativas e a circulação em volta da cidade (que vão estar devidamente identificadas nos locais de decisão de trajeto, como por exemplo na Casa do Sal ou na Rotunda da Cindazunda), de forma a não atravessar este troço do centro urbano.
Para um acompanhamento mais rigoroso destes condicionamentos, é recomendável a utilização da aplicação waze, que através de inteligência artificial e indicações em tempo real permite calcular o trajeto mais eficiente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.