Funcionamento da iluminação de Natal será reduzida em 41%

Posted by
Spread the love

DR/Pedro Ramos

A iluminação de Natal em Coimbra vai ser reduzida em 41%. O objetivo não será alcançado tanto pela restrição da área abrangida pelas iluminações, mas mais pelo tempo em que as luzes vão estar ligadas em cada noite.
“Atendendo a que parte significativa da iluminação se situa em zonas eminentemente comerciais e de serviços, onde o comércio fecha às 19H00, optou-se por considerar o período das 18H00 às 23H00. Com estes horários, o período global de iluminação será de 189 horas, abaixo do valor máximo recomendado pelo Governo e francamente inferior ao período correspondente a 2021, que foi de 320 horas”, salientou ontem, durante a reunião do executivo municipal de Coimbra, a vereadora Ana Bastos.
A autarquia está também a avaliar “a forma mais rápida e eficiente de conseguir maiores poupanças energéticas e consequentemente redução de custos” na iluminação pública.
Numa perspetiva mais alargada, quanto à redução da iluminação ornamental, a vereadora com pelouro dos espaços públicos, Ana Bastos, socorreu-se ainda do Plano de Poupança de Energia da Câmara de Coimbra para anunciar que, numa 1.ª fase, há uma poupança de 68 mil euros anuais.
Já a partir desta semana a ponte Rainha Santa e grande parte das rotundas ficam às escuras.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.